09 NOV
Encerramento: 11/11/2017 às 23h00
Local: Praça de Convivência de Itaguara

Itaguara vai realizar Festival da Rapadura

A Prefeitura Municipal de Itaguara em parceria com a EMATER-MG, EPAMIG e Faculdade UNA de BH, realizará nos dias 09, 10, e 11 de novembro o 1º Festival da Rapadura.

O evento contará diversas atividades e atrações para os participantes.

Palestras técnicas ministradas por técnicos da EMATER-MG para produtores, praça de alimentação com pratos doces e salgados onde a rapadura é ingrediente obrigatório, barracas dos produtores de rapadura, aula show com o Chef Puiat da Faculdade UNA que irá ensinar as diversas maneiras de utilização da rapadura em pratos salgados e doces, além de shows regionais.

Serviço:

Local: Praça de Convivência - Centro -Itaguara - MG

Programação:

QUINTA-FEIRA 09/11

Abertura - 20h

Show - 20h30 - Música Regional com Cleyton e Edson

Barracas de Comidas e Bebidas

Barracas de Produtores de Rapadura

SEXTA-FEIRA 10/11

09h - Visita aos produtores de rapadura (zona rural), com saída da Praça da Convivência

19h - Abertura

20h30 - Show com Alan Borges

Barracas de Comidas e Bebidas

Barracas  dos Produtores de Rapadura

SÁBADO 11/11

8h30 Início das palestras:

Legislação Sanitária com Mara Eugênia (Coordenadora Regional EMATER)

BPF- Boas Práticas de Fabricação - EMATER

Comercialização e Gestão - EMATER

12h às 14h - Cozinha Show - Chef Puiat (Faculdade UNA)

14h30 - Plantio e Variedades de cana

UD - Wagner Fani (EMATER) e Geraldo Antônio R. Macedo (EPAMIG)

10h - Abertura das barracas

Produtores, Comidas e Bebidas

Shows Regionais:

14h às 17h - Silvério

18h às 20h - Batidão Sertanejo

Itaguara - Terra da Rapadura

Produtores: 17

Empregos diretos: 80

Empregos Indiretos: 200 (valor estimado)

Total de unidades produzidas: 80.000/mês

Peso do total produzido: 56.000 Kg ou 56 toneladas

Renda estimada com a produção:R$ 1.920.000,00/anuais

Importância econômica: A receita estimada do município no ano de 2017 é de R$ 25.000.000,00, portanto a renda obtida pelos produtores de rapadura corresponde a aproximadamente 8% deste valor. Não é o valor arrecadado em impostos com a comercialização do produtos, é apenas uma comparação em termos de valores absolutos.

Tipos: São produzidos diversos tipos de rapadura, cada produtor tem por assim dizer sua própria receita, o que confere ao produto características próprias em função do tipo de solo, tipo de cana, adubação, e método de produção. Além disso existem as rapaduras "saborizadas", com amendoim, beterraba, laranja da terra, limão e leite. A rapadura também é utilizada em substituição ao açúcar em diversas receitas.

Produto é consumido localmente e enviado para diversas cidades e estados com destaque para: Piranguinho, Belo Horizonte (CEASA), Divinópolis, Oliveira, Nova Serrana, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Produtores recebem apoio da Prefeitura e EMATER.

A Prefeitura tem o projeto "Mão Amiga" que transporta e distribui calcário para os produtores, com ampliação prevista para 2018 com o fornecimento de adubo. Conservação das estradas rurais, substituição de mata burros, construção e manutenção de pontes, serviços de auxílio à preparação do solo, com tratores e implementos agrícolas.

A EMATER apoia o produtor através de seus programas de Extensão Rural, com cursos de capacitação profissional e assistência técnica especializada