17 ABR 2018
PREFEITURA DE ITAGUARA BUSCA PARCERIA COM A UFMG PARA DESENVOLVER PROJETO PARA O TRANSPORTE E TRÂNSITO NO MUNICÍPIO

Na última terça feira, dia 04 de abril de 2018,  uma comissão da Prefeitura Municipal de Itaguara formada pela Coordenadora de Cultura e Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável- MACPS/UFMG- Ana Maria Nogueira Rezende, pelo Engenheiro Civil - Juliano Carlos Vilaça, Coordenador de Defesa Civil e Trânsito- Renato Teófilo e Coordenador de Transporte - Geraldo Aquino, estiveram na Universidade Federal de  Minas Gerais- UFMG para a primeira reunião visando o conhecimento e discussão sobre as possibilidades existentes para melhoria do transporte itaguarense. Foram apontados os vários entraves do tráfego, trânsito e mobilidade urbana do município.

A Administração 2017-2020, “Itaguara Para Todos”- dentro do critério da busca de inovação e atendimento aos anseios da comunidade, prioriza o conhecimento e assim se faz pertinente a  parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.  A parceria entre a  Prefeitura Municipal de Itaguara e a instituição educacional de maior relevância mineira, a UFMG  tem a finalidade de   realizar  diagnósticos,  para futuros estudos e projetos que atendam as exigências para a execução do Plano de Mobilidade para o município e que estejam compatíveis com as  propostas da Lei nº 9503/97- do Código de Trânsito Brasileiro- CTB e portanto,  acolham as necessidades do SNT- Sistema Nacional do Trânsito.

A reunião com os professores do Departamento de Engenharia  de Transportes e  Geotecnia- da Escola de  Engenharia da UFMG,  Leandro Cardoso, Nilson Nunes e Ronaldo Gouveia, mostraram as possibilidades relacionadas as melhorias do transporte- trânsito e tráfego que podem ser desenvolvidas em Itaguara- cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte- RMBH. O Departamento de Engenharia  de Transportes e  Geotecnia- da Escola de  Engenharia da UFMG, por meio de seus professores e alunos desenvolveram várias atividades voltadas para a melhoria do transporte para as  cidades de  Minas Gerais- tendo destaque  recente  para os municípios mineiros de Brumadinho e Confins, como também para outros estados do país. Na reunião foram sanadas várias dúvidas para realização da municipalização do trânsito, formas de abordagem para o convênio com a Instituição, período de diagnóstico e estudo do projeto e futuras suas etapas de  sua execução. A reunião deverá, além de sanar os problemas de transporte no município,  promover diagnóstico para  nortear as diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas junto ao Ministério das Cidades e  também os custos prévios do projeto.

O município de Itaguara vem participando do PLANO DE MOBILIDADE DA RMBH que  contempla  o plano de integração entre as ações dos 34 municípios da GRANBEL- Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Itaguara por meio de reuniões e consultas públicas com a população  e em conjunto com os gestores públicos contribuem continuamente com o Consórcio Mobmetro- empresa que, juntamente com Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, são as responsáveis pela elaboração do Plano de Mobilidade da RMBH.

Segundo o Prefeito da cidade de Itaguara-MG, Donizete Chumbinho: “O Trânsito de Itaguara deve ser bem sinalizado para segurança e bem estar de todos os usuários, nossa gestão vai trabalhar incessantemente  por essa regularização e estruturação do município, como já esta assegurado a mudança da rua Pedro Rosa das Chagas para mão única, no sentido do Hospital, desviando o trânsito para a rua Gonçalves Rabelo e rua Coronel Frazão, após o asfaltamento de ambas. Portanto, o planejamento de ações é essencial para o crescimento organizado e rentável para o município,  evitando assim transtornos num curto prazo, temos sempre que pensar a longo prazo”, como ressaltou o alcaide.