18 ABR 2018
Equipe de Endemias realiza ações de controle de doenças no município

A Equipe de Endemias realizou no período de 09 a 13 de abril a LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) para detectar a infestação do mosquito no município. Foram pesquisados 672 imóveis e focos de Aedes foram encontrados nos bairros Dias, Novo Dias, Osmar Vilaça, Centro, Caiapó de Almeida, Alto Santa Cruz, José Lara, Coelhos e Mateus, mas isto não quer dizer que nos outros bairros não tenham a presença do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os criadouros mais encontrados foram em depósitos de armazenamento dágua (tambor, caixa dágua), pratinho de planta, bebedouro de animais e outros (sucata, pneu, lata, etc), sendo todos em residências.
A Mobilização Social nas escolas continua. Palestras são realizadas com informação importantes e orientações a respeito do controle de vetores. Os alunos do 3º ano da Escola Municipal Padre Geraldo entenderam como funciona o trabalho da Equipe no município.
O aparecimento de escorpiões tem incomodado alguns moradores da cidade. A equipe visita os imóveis do quarteirão do reclamante e orienta os devidos cuidados na prevenção de acidentes e como evitar a proliferação no imóvel.
O fumacê foi aplicado em alguns bairros devido a casos suspeitos de dengue. Somente neste caso que é usado este procedimento e que a Secretaria do Estado, através da Regional de Divinópolis libera os equipamentos e o inseticida indicado.
Os Pontos Estratégicos (PE) são visitados quinzenalmente e, quando encontrados focos de Aedes, é aplicado inseticida para combater o mosquito. Atualmente, temos 20 PEs cadastrados, entre eles oficinas, borracharias, cabines, ferros velhos, etc.
Neste ano tivemos 02 casos de dengue, mas o combate não pode parar. A população deve fazer a sua parte, mantendo os lotes, terrenos e imóveis limpos de mato, entulho e depósitos que possam servir de criadouros de mosquitos.
Observe que os criadouros encontrados com larvas do Aedes são diretamente de ação humana, por isso vamos ficar atentos.
VAMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE COMEÇANDO PELA NOSSA CASA.
PARA NÃO ADOECER, É PRECISO COMBATER! FAÇA A SUA PARTE!
Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Endemias