02 JUL 2015
Etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde, realizada pela PMI, aborda o direito da população à saúde pública de qualidade
Nesta sexta-feira, dia 3 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde da PMI vai realizar, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a etapa municipal da XV Conferência Nacional de Saúde. O encontro, que apresenta como tema central “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, acontecerá na Câmara Municipal (Rua Antônio Pacheco, nº 400 – Bairro São Vicente), a partir das 8h, e toda a população está convidada a participar.

A Conferência Nacional de Saúde aborda, de certa forma, o resultado dos debates levantados nas etapas municipal e regional do encontro. Assim sendo, o objetivo geral da fase realizada nos municípios é, justamente, levantar propostas para os governos estadual e federal, com base no diagnostico da saúde local. De acordo com o secretário municipal de saúde, Edvar Mamede, “a importância dessa etapa do evento, dentro do contexto da saúde em Itaguara, é que ela proporciona a oportunidade de realizarmos um melhor diagnóstico dos serviços de saúde oferecidos por nós aos moradores da cidade”.

Ao final das atividades, que contarão com palestra, apresentação artística e grupos de discussão, será elaborado um relatório contendo as propostas e diretrizes aprovadas pelos participantes, que incidirão sobre as políticas de saúde nas esferas estadual e nacional, de acordo com os eixos enviados pelo Conselho Nacional de Saúde. Além disso, serão eleitos os delegados que irão participar das demais etapas da conferência.

Já a Conferência Municipal de Saúde de Itaguara está prevista para ocorrer em outubro próximo e, ainda segundo o secretário Edvar Mamede, a Secretaria Municipal de Saúde espera contar com a participação da população nos dois encontros: “Acreditamos que seja o momento ideal para que todos possam apresentar suas ideias para a construção de um SUS cada vez melhor”, finaliza.

Veja abaixo quais diretrizes serão abordadas durante o encontro e também a programação completa.

DIRETRIZES – CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
1. Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;
2. Participação social;
3. Valorização do trabalho e da educação em saúde;
4. Financiamento do SUS e relação público-privado;
5. Gestão do SUS e modelos de atenção à aaúde;
6. Informação, educação e política de comunicação do SUS;
7. Ciência, tecnologia e inovação no SUS;
8. Reformas democráticas e populares do estado.

8h: Credenciamento
8h30: Abertura oficial
9h: Apresentação artística
9h30: Coffee Break
10h: Palestra Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro.
12h: Almoço
13h30: Encaminhamento para os trabalhos em grupo
14h: Reunião dos grupos para discussão
15h: Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos e votação
15h30: Redação do documento e encerramento

Observação: No dia 3 de julho, todas as unidades de saúde estarão fechadas para que seus funcionários possam participar do evento.