12 JUN 2015
Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara comemora 15 anos com programação que inclui Zeca Baleiro, ícone da MPB e POP Rock
O Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara completa 15 anos em 2015 e, para celebrar uma trajetória de sucesso que reúne anualmente um público aproximado de 30 mil pessoas, a Prefeitura de Itaguara realizará, no período de 15 a 26 de julho, a edição comemorativa dessa que é considerada uma das manifestações culturais mais relevantes da cidade.

Apresentando como tema central a conexão entre culturas, a programação deste ano é resultado das vivências até então experimentadas e contará com oficinas, teatro, serestas, atividades especiais no Museu Sagarana – MUSA, feira gastronômica e apresentações musicais, com destaque para a atração principal, Zeca Baleiro, ícone da MPB e do Pop Rock nacional.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, além de ser  um marco em termos de política cultural para o município, o Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara representa a garantia do direito do cidadão de ter acesso a bens culturais. “O perfil cultural do evento busca a formação de público para as artes e, consequentemente, o desenvolvimento social e intelectual da população”, complementa.

Além de dar sequência a um projeto exitoso e celebrar o aniversário de um evento que já em seus primeiros anos conquistou o público, a proposta da edição comemorativa do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara é expandir horizontes. Afinal, trata-se de um encontro aguardado não somente pelos moradores do município, mas também por aqueles que vivem a cultura, onde quer que ela esteja.

Ainda de acordo com Camilo Lélis, “um festival que busca alcançar esse objetivo de expansão precisa amadurecer cada vez mais no sentido de trazer qualidade e conteúdo para sua programação. A visibilidade das atrações da 15ª edição do nosso festival almeja, entre outras coisas, a divulgação do evento. Parcerias como, por exemplo, com a Escola de Belas Artes da UFMG também são formas de atrair o olhar externo para a nossa cidade e, consequentemente, para o festival”.

“Se avaliarmos esses 15 anos, antes é preciso deixar claro de onde estamos falando. Ou seja, Itaguara. Não são 15 anos de um evento produzido em Belo Horizonte, Itaúna ou Divinópolis. Trata-se de uma cidade pequena, mas que promove um evento de grande porte. Estamos debutando, mas já se pode ter muito orgulho desta cria”, finaliza o Secretário Municipal de Cultura e Turismo da PMI.

PROGRAMAÇÃO
As atividades do XV Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara são totalmente gratuitas e começam no dia 15 de julho com uma série de oficinas que ora resgatam tradições locais, ora oferecem novas possibilidades de aprendizado. A programação segue com apresentações de talentos musicais da cidade, teatro, intervenções artísticas e grupos de seresta em diversos bairros do município.

Na segunda semana de atividades, o palco principal e outros espaços do evento dão lugar a um momento de troca entre culturas, fazeres e artistas, incluindo a atração de destaque. Paralelamente, a feira gastronômica, que possui cunho beneficente, oferece ao público comida da melhor qualidade, com petiscos e pratos quentes feitos por instituições parceiras que desenvolvem uma série de trabalhos sociais importantes junto à população.

Diversas atrações ainda estão em fase de negociação e, em breve, divulgaremos a programação completa.

SOBRE ZECA BALEIRO
Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Seu primeiro disco – Por Onde Andará Stephen Fry? – foi lançado em 1997. Desde então, lançou outros nove discos de inéditas, alguns projetos especiais e sete DVDs. Seu mais recente trabalho, “Calma Aí, Coração”, saiu em cd e dvd em 2014, mesmo ano em que lançou seu primeiro álbum infantil, “Zoró [bichos esquisitos] Vol.1”.

Artista multifacetado, Zeca Baleiro construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada trabalho. Com melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, Baleiro apresenta sua espirituosa visão de mundo em canções originais. Além disso, tem se revelado sagaz intérprete de outros compositores e se envolvido com novas áreas, como o teatro e a literatura.

Em Itaguara, o cantor e compositor maranhense vai apresentar grandes sucessos de sua carreira, em um show quente e vibrante. O repertório inclui arranjos contagiantes de canções já consagradas pelo público como: “Salão de Beleza” (ZB), “Babylon” (ZB), “Telegrama” (ZB), “Quase Nada” (ZB e Alice Ruiz), “Vai De Madureira” (ZB), “Calma Aí, Coração” (Hyldon e ZB), “Zás” (ZB e Wado) e “Último Post” (ZB e Lúcia Santos). O público também pode esperar surpresas de Zeca Baleiro, que costuma preparar releituras de músicas de outros artistas.

O show promete! Zeca será acompanhado de sua guitarra e de Tuco Marcondes (guitarras e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon), Adriano Magoo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon) e Kuki Stolarski (bateria e percussão).

– Matéria publicada em 12 de junho, às 16h25. –
– Crédito da imagem: Rama de Oliveira. –