21 JUN 2015
Secretaria de Educação retoma parceria com Inhotim e leva cerca de 600 alunos a um dos mais importantes acervos de arte do Brasil
Na maior parte das vezes, a educação precisa ultrapassar os limites físicos das escolas para mostrar aos alunos, na prática, a importância de valores como, por exemplo, o cuidado. Cuidado consigo mesmo, com o outro, com o lugar onde se vive e com aquilo que os cerca, incluindo a natureza e toda a sua diversidade. Com o objetivo de proporcionar aos estudantes de Itaguara mais uma experiência nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação retomou, em 2015, uma parceria com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil.

Estamos falando do projeto educativo Descentralizando o Acesso, realizado pelo Instituto Inhotim especialmente para educadores e estudantes da rede pública de ensino de Brumadinho e região. Através desse trabalho, a PMI vai levar cerca de 600 alunos, de todas as escolas de Itaguara, para ver de perto e participar de atividades específicas nesse espaço temático reconhecido nacional e internacionalmente. As atividades começaram nesta quinta-feira, 21 de maio, com alunos da Escola Estadual Padre Gregório, e seguem até o dia 17 de junho, totalizando sete dias de visita.

Cada instituição adotou procedimentos próprios para escolher os alunos dos ensinos fundamental e médio que farão esse passeio educativo e, segundo o secretário de educação, Gilmar Morais Malta, “a decisão de abrir a parceria a todas as escolas do município é essencialmente educativa, de forma a ampliar os horizontes dos nossos alunos, não somente aqueles que estudam na escola municipal, para que vivenciem diversos eixos temáticos propiciados por todo o acervo de Inhotim, onde a arte transita, em harmonia, com a riqueza de um belíssimo jardim botânico”.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Antes de conduzir os alunos nas visitas ao Instituto, os 29 professores que estão participando do projeto passaram por uma capacitação que foi dividida em dois momentos. No primeiro deles, realizado no dia 9 de maio, em Inhotim, os monitores da instituição apresentaram o programa e compartilharam informações sobre alguns dos acervos do espaço. Durante esse encontro, foi discutido também o conceito de paisagem natural e construída e a interação do homem com essas paisagens e com a arte.

O segundo encontro aconteceu no dia 16 de maio, na Escola Estadual Coronel Frazão, em Itaguara, e as atividades tiveram início com uma fala dos professores sobre o que já estavam fazendo ou planejando fazer com seus alunos em relação ao projeto. Neste dia, debateram também sobre a diferença entre arte moderna e arte contemporânea, participaram de uma dinâmica de confecção de bombas de sementes de Tamboril e receberam instruções sobre as normas a serem seguidas no dia da visita dos estudantes.

SOBRE O PROJETO

Realizado desde 2008, o projeto Descentralizando o Acesso oferece ao educador da rede pública de Brumadinho e região um contato abrangente com a arte. Por meio de encontros de formação, visitas com alunos e atividades dentro e fora do Inhotim, educadores e estudantes se tornam protagonistas na realização de práticas educativas em sala de aula.

– Matéria publicada em 21 de maio de 2015, às 16h. –