15 MAI 2015
PMI reforça ações de limpeza urbana e instala as primeiras lixeiras seletivas da cidade, além de restaurar as demais
A limpeza urbana é sempre um desafio para as prefeituras, pois manter os espaços públicos limpos não depende apenas de políticas e infraestrutura urbanas, mas, principalmente, da participação da sociedade. Dessa forma, a quantidade e a distribuição correta das lixeiras públicas contribuem muito para a redução da sujeira, sem que para isso sejam necessários grandes investimentos financeiros. Nesse sentido, a PMI ganhou reforços e, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a equipe da agência de desenvolvimento regional do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, recebeu 10 lixeiras seletivas.

As novas lixeiras permitem a clara identificação, por meio de cores e símbolos, de quais tipos de resíduos devem ser depositados em cada uma delas. Ou seja, papel (azul) e plástico (vermelho). A Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente já instalou os recipientes, que foram distribuídos pela cidade da seguinte forma: duas na praça do bairro Lindorifo, duas no bairro Dias, duas na região da Boa Vista e as quatro restantes na Santa Casa, próximo à rodoviária, em frente ao Museu Sagarana – MUSA e ao Ministério Público.

RECIPIENTES ANTIGOS PASSAM POR MANUTENÇÃO

Enquanto as novas lixeiras chegavam à cidade, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura já se preparava para realizar a manutenção dos recipientes antigos, que naturalmente se desgastam com o passar do tempo e com a utilização da população. Ainda não há previsão para o término deste trabalho que vai revitalizar todas as lixeiras públicas da cidade, já que o processo é cuidadoso e inclui pintura e reparos em toda a sua estrutura e, por isso, demanda um prazo maior.

De acordo com a Supervisora de Meio Ambiente da PMI, Jordane Oliveira, “todos sabem que jogar lixo no chão traz sérios danos à saúde e ao meio ambiente e, infelizmente, ainda assim centenas de papéis, palitos, latas, chicletes, pontas de cigarro e outros produtos são jogados nas ruas. A PMI está fazendo a sua parte e espera que a população também colabore, pois pequenas atitudes fazem a diferença e se transformam em grandes benefícios”.

– Publicado em 15 de maio de 2015, às 16h58 –