23 JAN 2015
Ligações de Itaguara para Belo Horizonte terão custo de chamada local
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou as inclusões da cidade de Itaguara (MG) na área local de Belo Horizonte (MG) e do município de Santana de Paraíso (MG) na área local de de Ipatinga (MG).

Com a alteração, as ligações de telefone de Itaguara para Belo Horizonte passarão a ter custo de chamada local. Mesmo vale para chamadas de Santana de Paraíso para Ipatinga.

As alterações nas áreas locais entram em vigor em 120 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial da União. Neste período, deve ser dada publicidade às mudanças e adotados os procedimentos de engenharia necessários por parte das prestadoras.

O prefeito lembrou que a mudança de DDD não aconteceu de forma participativa e que a própria Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) reconheceu isso. “Não houve audiência pública, um requisito importante”. Outro ponto que o prefeito criticava era o fato de as ligações para BH não serem tarifadas como local imediatamente após a alteração de DDD. “Já que alteraram o DDD, deveriam alterado a tarifação de imediato, porque esse era o principal benefício para a população”, defende o prefeito.

Mas de acordo com o prefeito Alisson Diego, embora tardia esta é uma medida importante. “As ligações de telefone fixo para BH, ao contrário do que muitas pessoas imaginavam, não se deu automaticamente com a mudança de DDD. Era preciso uma aprovação essa aprovação da Anatel. Cobramos isso em Brasília no ano passado e nos disseram que a essa aprovação poderia demorar bem mais. Felizmente isso foi antecipado. É importante para a nossa economia e para a comodidade das famílias itaguarenses”, explica Diego.

Fonte: Portal Brasil