09 NOV 2015
Informe: Coordenação Municipal de Endemias

A coordenação de endemias do município de Itaguara produziu um relatório acerca da situação em nosso município. Com um trabalho sistematicamente bem realizado por uma equipe altamente comprometida e o apoio da nossa população, os números de Itaguara são considerados satisfatórios. Mas ainda podemos melhorar. O apoio e o comprometimento de toda a população é fundamental. Veja abaixo:

* Texto e fotos: Neide Silva – Coordenadora Municipal de Endemias

Em 2015, em Itaguara foram notificados 19 casos de dengue, sendo apenas 4 confirmados. Estes casos foram importados, ou seja, as pessoas contraíram a doença fora do município. Oaedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) está transmitindo mais duas doenças: aChikungunya e Zika, ficando mais preocupante a situação do país. Os dados são tristes, registrando mais de 400 mortes no país por dengue. Graças ao trabalho realizado e comprometimento da equipe, Itaguara não faz parte dessa estatística.

Nosso município possui 5.820 imóveis cadastrados que são visitados bimestralmente pela equipe de Endemias. Em todos os bairros da cidade há a presença do aedes aegyptie os depósitos mais encontrados com larvas são vasilhames de animais, pratinhos de plantas, tambores, caixas dágua destampadas e depósitos de armazenamento dágua.

Até outubro foram realizadas 14892 visitas, 3370 comércios, 4942 terrenos baldios, 2063 prédios públicos (igrejas, unidades de saúde, bancos, etc), 290 pontos estratégicos quinzenalmente (borracharias, oficinas, empresas de grande porte, ferros velhos). Foram pesquisados 3238 imóveis, predominando larva do Aedes nas residências e tratados 2618 depósitos. Foram feitos tratamento focal, perifocal e residual nos imóveis, 1872 supervisões, muitas palestras nas escolas, panfletagem em comércios, conscientização da população, utilização de peixes para controle de vetores, mutirão de limpeza no Ribeirão Conquista, vedação de caixas d'água, etc. São fornecidos à equipe uniformes, crachás, EPIs, protetores, cursos, reciclagens e capacitações no decorrer do ano.

A coordenação informa que neste ano não vai ser realizado o tradicional mutirão de limpeza anual, porque os agentes tem orientado a população a não acumular depósitos nos quintais e agendam coletas todas as terças-feiras ou de acordo com a necessidade da população.

Contamos com a ajuda de toda a sociedade. A dengue é um problema de todos nós e depende de cada um a prevenção.