11 NOV 2015
Saneamento Básico em Pauta

O prefeito Alisson Diego e o diretor do SAAE de Itaguara Jordane Lara estiveram, na tarde desta quinta-feira (05/11), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central (CISAB RC), em Belo Horizonte para discutirem a recém firmada parceria.

O presidente do Consórcio, Ananias de Castro e o diretor técnico operacional Thimoteo Lima (ex-diretor do SAAE Itaguara) receberam o prefeito e o diretor do SAAE. Uma das funções do consórcio é a regulação e a fiscalização dos serviços do SAAE, de acordo com a lei 11.445, de 2007. Os reajustes das contas de água agora precisam passar pela análise e aprovação deste Consórcio (com participação da sociedade civil). Para tanto, dispõe inclusive de uma ouvidoria (clique aqui e veja).

Ananias explanou sobre vários projetos do Consórcio e elucidou questões relacionadas à regulação. "A regulação é relativamente nova no Brasil, mas estamos caminhando bem", disse. O prefeito Alisson Diego, por sua vez, agradeceu a receptividade e ressaltou a importância da parceria. "Importante essa parceria para que o nosso SAAE se fortaleça e preste serviços públicos cada vez melhores para a nossa população", afirmou o chefe do executivo itaguarense.

Na oportunidade, Diego e Jordane discutiram ainda vários investimentos para a autarquia municipal nos próximos anos. Para 2016, a previsão é de que haja cerca de 500 mil reais em investimentos - isso apenas de recursos próprios. Prefeito e diretor também estão planejando uma grande campanha de conscientização para o uso da água e revitalização dos mananciais. "Há uma crise hídrica grave no país e mais acentuada em nossa região; não basta apenas investir em captação, é preciso mais que isso, é preciso pensar no futuro e cuidar de todos os mananciais desde já", disse Jordane.

O SAAE Itaguara informou que está fazendo mais um investimento em captação este ano - um novo poço artesiano deve entrar em operação ainda em 2016.

O que é o CISAB?

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central – CISAB RC é pessoa jurídica de direito público interno, do tipo associação pública, composto originalmente por municípios da região central do estado de Minas Gerais, que tem como objetivo buscar prioritariamente ser um consórcio público de referência na regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, com base em normas e indicadores que garantam sua excelência e contribuam para o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público. Promover de forma efetiva a capacitação dos nossos colaboradores, a cooperação institucional entre os consorciados, a inovação tecnológica e comprometimento com a qualidade de vida da população dos municípios que o integram. Constituído em 15 de julho de 2014, o consórcio atua nos termos da lei nº. 11.107/05. O poder de decisão cabe a Assembléia Geral.

* Fonte: CISABRC - http://www.cisabrc.com.br/o-cisab-rc-recebe-visitas/#docs1