12 NOV 2015
Itaguara na V Conferência Metropolitana da RMBH

Republicamos aqui trechos da matéria da Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Metropolitano acerca da Conferência Metropolitana, realizada nesta semana na capital mineira. Itaguara marcou presença mais uma vez. Além do prefeito Diego, também estiveram presentes o engenheiro Juliano Vilaça, representando a área técnica do município e o coordenador cultural Duander Franco.

* Texto: Ascom ADRMBH

A V Conferência Metropolitana da RMBH, realizada entre os dias 9 e 11 de novembro de 2015, pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas instalações da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, trouxe resultados muito positivos para a região. Ao final do evento, foram apresentadas diversas propostas para melhorar ainda mais as políticas públicas na região.

Cerca de 400 representantes dos cinquenta municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Colar Metropolitano, dos poderes executivo e legislativo, da sociedade civil e academia participaram ativamente das discussões em quatro grupos de trabalho temáticos, seis grupos vetoriais e cinco oficinas. Os temas centrais foram o controle e a participação social, o ordenamento territorial e a gestão compartilhada da mobilidade urbana e dos resíduos sólidos urbanos.

Paralelamente à V Conferência Metropolitana, foi realizada a primeira Feira Metropolitana, numa iniciativa de agregar valor ao encontro e proporcionar oportunidades entre os expositores e os participantes do evento.

Durante a conferência, também foram eleitos os membros do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH que vão atuar pelos próximos dois anos no acompanhamento e na avaliação das propostas a serem desenvolvidas pelo poder público na região.

No encerramento do evento, a diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, fez a seguinte avaliação: “terminamos a conferência com um sentimento maior do que o de dever cumprido, o de que crescemos no processo de discussão, nos relacionamentos e na consolidação do sentimento de cidadania metropolitana, no fortalecimento de um grupo que vai continuar construindo soluções para a Região Metropolitana”.

A diretora-geral destacou, ainda, a importância da participação popular na discussão de questões comuns a diferentes municípios, que podem, juntos, buscar a melhoria na qualidade de vida da população. “É interessante ver as pessoas discutindo questões comuns. É muito mais fácil nos alinharmos em torno daquilo que nos une, com os interesses em comum”, disse. Para Flávia Mourão, o trabalho em Minas está no caminho certo. “Vamos ser a melhor região metropolitana do Brasil”, finalizou.

Propostas

Ao final do evento, foram apresentadas as cinquenta propostas elaboradas pelos grupos de trabalho versando sobre mobilidade urbana, saneamento, participação social, planejamento e gestão territorial metropolitana, com vistas a promover o desenvolvimento dos 34 municípios que compõem a RMBH e dos outros 16 que integram o Colar Metropolitano. Entre as propostas para a mobilidade urbana estão a criação do sistema de transporte multimodal integrado, aproveitando a malha ferroviária existente para o transporte de passageiros, e a implantação do sistema de integração tarifária na RMBH. Na área de saneamento básico, está a proposta de adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento para as ações no âmbito metropolitano e a elaboração do plano estadual de saneamento. Foram apresentadas algumas propostas temáticas e, também, regionalizadas. Entre elas, se destacam a proteção das áreas degradadas e a criação ou revitalização das áreas logísticas.

Participação popular

Eleito como membro permanente da sociedade civil no Conselho Deliberativo, José Abílio Belo Pereira defendeu a participação popular e a integração dos serviços na região metropolitana. Segundo ele, um colegiado com representantes de diversas áreas da sociedade civil auxilia o trabalho dos membros do conselho. “A sociedade civil sempre foi muito bem representada. É muito importante ressaltar esse modelo, que é daqui de Minas e admirado pelo resto do Brasil”, disse. Ainda de acordo com José Abílio, é preciso “melhorar a capacidade de gestão pública e reorganizar o território metropolitano”.

Sustentabilidade

Dentro da proposta da Agência RMBH de “Dialogar para Governar”, a V Conferência Metropolitana da RMBH deu prioridade à participação social e à sustentabilidade em toda a sua concepção. As inscrições e os certificados foram emitidos online para redução do uso de papel e a bolsa que foi distribuída aos participantes da conferência é durável, com qualidade e forma favorável a outros usos futuros.

Além disso, as bolsas foram produzidas pelo Instituto Ecobolsa Brasil, organização não governamental que há oito anos desenvolve o trabalho de inclusão social de centenas de mulheres e homens de comunidades carentes, com a criação de renda para diversas famílias por meio de produção social.

Os banners utilizados na confecção das bolsas são doados por órgãos públicos e empresas em geral e passam por uma triagem no próprio instituto para retirada de logomarcas e imagens de pessoas, por exemplo. Numa primeira etapa, o banner é tratado com tecnologia desenvolvida em produção social e depois são montados os kits a serem encaminhados às costureiras para confecção das bolsas em suas próprias casas.

Fonte: Metropolitana acessado em 13/11/2015 às 12h16