20 JAN 2016
Programa de TV Minas Rural destaca Projeto "Mão Amiga" da Prefeitura de Itaguara
Programa criado pela gestão 2009-2016 é considerado exemplo de política pública

Membros do CMDRS com o prefeito Alisson Diego /
foto: Duander Franco/Ascom PMI

"O programa Mão Amiga foi idealizado no início da nossa gestão, em 2009, aprendemos bastante ao longo desse período, alinhamos vários detalhes e agora estamos colhendo os frutos", conta o prefeito Diego durante entrevista ao programa de TV Minas Rural.

O programa de TV se interessou pelo "Mão Amiga" devido aos seus números de sucesso - ao longo desses anos estima-se que cerca de mil itaguarenses residentes nas comunidades rurais foram beneficiados. Os agricultores familiares itaguarenses beneficiados são unânimes em reconhecer as vantagens do programa, que é atualmente gerido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e o apoio técnico da Emater.

O Mão Amiga atua em duas frentes: 1. Fornecimento do frete para o transporte do calcário para a correção de terras (depois das análises de solo devidamente feitas); 2.Viabilização de gericos/operadores para realizarem a aração de terras a 50% do valor de mercado. O público alvo é composto por agricultores familiares cadastrados em associações rurais, devidamente representadas no CMDRS. Os recursos arrecadados pelo programa são gerenciados exclusivamente pelo CMDRS e são utilizados para manutenção das máquinas.

O custo anual do projeto para a Prefeitura é de cerca de 60 mil reais e traz ganhos importantes para os agricultores familiares. Os agricultores ouvidos pela reportagem destacaram o aumento de renda e o melhor planejamento da propriedade com o Mão Amiga.

Prefeito Diego entrevistado pelo Programa de TV Minas Rural
Foto: Duander Franco / Ascom PMI

Em 2015, o Mão Amiga beneficiou 62 famílias de pequenos e médios agricultores por meio do transporte de calcário. Foram transportadas 12 toneladas por viagem, totalizando cerca de 750 toneladas. Mais 60 famílias foram beneficiadas pela aração de terra.

No total, mais de 120 agricultores familiares itaguarenses foram beneficiados apenas em 2015, de todas as regiões do município, sobretudo das comunidades rurais de Pipoca, Boa Esperança, Boa Vista, Sapecado, Fangueiros, Campo Grande, Campo dos Gentios e Aroeiras - onde há associações rurais em regular funcionamento.

O prefeito Alisson Diego ressaltou, na entrevista, que o Programa Mão Amiga estará oficialmente instituído por lei e também previsto nas leis orçamentárias futuras, garantindo, portanto, a sua continuidade pelas próximas gestões.

O programa de TV que abordará o Mão Amiga ainda não tem data para ir ao ar, mas estima-se que seja em fevereiro. Divulgaremos a data tão logo nos seja comunicada.

Abaixo, os horários regulares do programa:

* O Minas Rural vai ao ar pela:

Rede Minas: sábado às 09:30 (reapresentação no domingo, às 12:00).
Terra Viva (parabólica): sexta-feira às 08:00.
Tv Horizonte: sábado às 13:30 (reapresentações segunda-feira às 12:30 e quarta-feira às 07:15)
AgroBRASIL (parabólica digital): domingo às 08:00