27 MAI 2016
Programa Pavimentação Para Todos: Obra concluída no Bairro Apolinários

O Programa Pavimentação Para Todos foi criado pela gestão 2009-2016 com o objetivo de pavimentar e regularizar as ruas de Itaguara que ainda eram de terra. Desde sua criação, dezenas de ruas foram calçadas e/ou asfaltadas. Neste mês, mais duas ruas foram pavimentadas, desta vez no Bairro Apolinários.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio de sua Divisão de Infraestrutura, sob a coordenação do João Eustáquio da Silva (Rambo) e supervisão de Gustavo de Miranda Tavares gestor da pasta, finalizou a obra de calçamento da Rua João Apolinário com Alameda São Francisco, no Bairro dos Apolinários, meados de maio.

Gustavo de Miranda Tavares, secretário Municipal de Infraestrutura, explicou que, inicialmente, foi realizada uma sistemática  limpeza em toda a área que seria pavimentada. "O terreno estava muito desconcertado e com excessivos buracos", diz o secretário. Após a limpeza, foram instalados 300 metros de meio fio e 600 metros quadrados de pavimentação poliédrica.

Todo o trabalho foi realizado com recursos próprios da prefeitura de Itaguara. O prefeito Alisson Diego ressalta que, apesar da crise, a prefeitura de Itaguara tem mantido uma agenda positiva. "Temos mantido nosso cronograma de obras, apesar das dificuldades financeiras e orçamentárias. Este calçamento, por exemplo, sempre esteve em nossos planos e era cobrado há muitos anos pela comunidade do Bairro Apolinários. Estamos muito felizes ao ver a satisfação dos moradores com a conclusão desta obra, que representa mais qualidade de vida e dignidade para a comunidade que aqui reside", enfatizou o prefeito.

Diego ainda fez questão de ressaltar que o trabalho foi 100% realizado pelos servidores municipais da Secretaria de Infraestrutura. "Não contratamos empresa alguma, foram os nossos próprios funcionários da Secretaria de Infraestrutura que realizaram este trabalho, com isso conseguimos fazer a pavimentação a um custo reduzido e com qualidade. A eles, o meu reconhecimento".

A Prefeitura informou ainda que tem feito a opção pelo calçamento poliédrico ao invés do asfalto, principalmente, nas ruas de maior fluxo. Nas ruas de menor movimentação, o calçamento poliédrido, embora exija mais manutenção, é ecologicamente muito mais adequado pela questão da permeabilidade do solo.