23 JUN 2016
Municípios enviam carta à presidência da República preocupados com o agravamento da crise

A seguir, compartilhamos matéria do site da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que enviou, nesta semana, uma carta reivindicatória ao interino presidente da República, acerca da grave crise financeira dque acomete a maior parte das prefeituras do nosso país.

***

Carta de apelo dos Municípios ao presidente da República interino, Michel Temer, foi protocolada no gabinete da presidência no início desta semana, dia 20 de junho. O documento elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que cobra pacto para renegociar dívidas e pede o mesmo tratamento dado aos Estados, com descontos na dívida e carência nas parcelas, foi noticiado por diversos jornais. Dentre eles, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de São Paulo, O Globo e Valor Econômico, além de diversas reproduções em jornais locais e na revista Isto é.

O Estado de Minas divulgou o conteúdo da carta em matéria publicada nesta terça-feira, 21 de junho. O texto destaca que a CNM vê com estranheza a exclusão de prefeitos na reunião com presidente em exercício para discutir a renegociação da dívida dos Estados com a União. A entidade apontou a ausência de representantes dos Municípios nas discussões sobre a crise econômica enfrentada em todo o país, inclusive nos 5.568 Municípios.

“Ao assumir, Michel Temer prometeu debater com todos os entes da Federação questões que envolveriam um novo pacto federativo”, diz trecho da carta assinada pelo presidente da CNM e reproduzido na notícia Prefeitos cobram pacto para renegociar dívidas. Outra parte do documento recebeu destaque, foi ela: “nossos mecanismos de organização em sociedade não nos possibilitam acreditar mais em um país de todos. O Movimento Municipalista não está mais disposto a se calar e seguir adiante, apenas com reclamações. Confiamos numa solução que envolva os três Entes: União, Estados e Municípios.

A seguir, a carta na íntegra: