05 DEZ 2016
Inaugurada a maior obra pública da história de Itaguara: ETE Conquista

Na última sexta-feira, dois de dezembro, Itaguara inaugurou a maior obra pública de sua história: a Estação de Tratamento de Esgoto Conquista - ETE Conquista. Obra que muito contribuirá para a qualidade de vida de todos os itaguarenses. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades com destaque para os prefeitos de Piedade dos Gerais, Rogério Mendes e Passa Tempo, Antônio Júlio e o deputado federal Reginaldo Lopes.

Nunca o município investiu tantos recursos próprios numa única obra pública, foram quase 5 milhões de reais, dos quais cerca de 1/4 de investimentos municipais.

Segundo dados levantados nos municípios brasileiros por meio SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média brasileira de acesso à água potável é de 83%, ou seja, ainda temos cerca de 35 milhões de brasileiros que não têm sequer acesso à água potável. Apenas 50% têm coleta de esgoto e somente 41% contam com tratamento. Isto significa que apenas 20% da população brasileira conta com o serviço completo de coleta e tratamento de esgoto. Raríssimas são as cidades brasileiras que possuem a integralidade de seu esgoto tratado.

Analisando-se esses números, percebe-se, uma vez mais, o pioneirismo de Itaguara com esta obra.

De acordo com estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada um real investido em saneamento, o sistema de saúde economiza 4 reais no tratamento de doenças.

Em seu discurso, o prefeito Alisson Diego destacou a realização de um sonho (destacamos um trecho):

"A ETE Conquista tangibiliza o célebre artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que garante a todos o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo aos poderes públicos e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo, para as atuais e futuras gerações, assegurando um desenvolvimento efetivamente sustentável.

Para nós, há uma obviedade de que é impossível haver um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida da população sem o esgoto devidamente tratado. Entretanto, esse tipo de obra costuma ser pouco atrativa à maioria dos políticos, uma vez que são extremamente caras e ficam "debaixo da terra". Ou seja, não se trata de uma obra eleitoralmente compensadora para muitos que pensam no curto-prazismo político.

Em Itaguara, a nossa gestão nunca pensou como a maioria e ousou estabelecer como prioridade máxima a integralização do tratamento de esgoto do município.

Para tirar do papel a letra constitucional e torná-la tangível aos olhos de todos foi necessário muito esforço, dedicação e trabalho coletivo. Foram muitos anos de intenso trabalho para que conseguíssemos realizar este sonho.

Certamente, no futuro muitas cidades terão a integralidade do esgoto urbano tratado no Brasil, mas Itaguara saiu muito na frente e se torna, já em 2016, uma das poucas cidades do país a possuir esta conquista.Um prefeito não faz nada sozinho. Houve e há muita gente envolvida neste processo e quero agradecer carinhosamente a cada um dessas pessoas com muita sinceridade e a mais elevada deferência."