23 DEZ 2016
Inaugurada a Base Descentralizada do SAMU em Itaguara

"Estamos entregando para a população esta base do SAMU, fruto de um intenso trabalho de nossa gestão desde o início de 2013. É um sonho que realizamos nesta antevéspera de natal", disse com indisfarçável entusiasmo o prefeito municipal, Alisson Diego Batista Moraes, durante a inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Itaguara.

O diretor técnico do CIS-URG Oeste, o médico Marco Aurélio Lobão, explicou muito detalhadamente as funções do SAMU, sua estrutura, missão e chamou a atenção ainda para a necessidade de permanente aperfeiçoamento dos profissionais que atuarão no SAMU, o que se dará por meio do NEP (Núcleo de Educação Permanente).

O gerente de logística Dárcio Abud também fez o uso da palavra para explanar sobre o CIS-URG Oeste e os passos dados até chegar a esta inauguração. O gerente ainda explicou sobre a importância de se conscientizar a população sobre o papel do SAMU.

O prefeito eleito, Geraldo Donizete de Lima, o Chumbinho, parabenizou pela inauguração e pelas conquistas obtidas pela área de saúde em Itaguara durante esta gestão e reafirmou ainda o seu compromisso com a área de saúde.

O prefeito Alisson Diego salientou sobre a importância de se valorizar o Sistema Único de Saúde e fazer cumprir o artigo 196 da Constituição Federal. Diego aproveitou a ocasião para agradecer ao secretário municipal de Saúde, Edvar Mamede, a todos os que trabalharam em sua gestão e também ao povo itaguarense pela confiança. "Gratidão por tudo ao longo desses oito anos como prefeito, pelo profissionalismo de nossos servidores, pela vocação de todos os senhores e gratidão também ao povo de Itaguara pela confiança e oportunidade memorável que tive de ter servido ao meu município".

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e, à população dos 54 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1.190.00 de pessoas. A iniciativa de regionalização do SAMU resultará na redução de mil morte/ano na região.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado - USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

Quando Chamar o SAMU?

O SAMU-192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para 192.

Veja as situações em que o SAMU-192 deve ser chamado:

- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Em caso de intoxicação;
- Em caso de queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em caso de tentativas de suicídio;
- Em crises hipertensivas;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Em casos de afogamentos;
- Em caso de choque elétrico;
- Em acidentes com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Se você identificar uma destas situações, ligue 192. Este número é gratuito e dispensa cartão telefônico ou crédito no celular.

Como é o Atendimento?

Após a ligação pelo número 192, você falará com um técnico de enfermagem treinado que lhe pedirá algumas informações, tais como: motivo da ligação, se você está perto do paciente, e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local.

Em seguida, caso seja necessário você conversará com o médico regulador que lhe pedirá informações, como: se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar, entre outras.

Se for caracterizado que uma unidade deverá se deslocar até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias, garantindo a assistência do paciente.