28 DEZ 2016
Celebrar e Agradecer

Artigo publicado pelo prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, na edição de dezembro do Jornal Cidade.

Celebrar e Agradecer *

"Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade…"

São Paulo asseverou, em tom sapiencial, aos Gálatas: “Pois, aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. O apóstolo disse essa frase após explanar sobre o que são as obras da carne e o fruto do espírito. Fê-lo de maneira didática e precisa.

É possível contextualizar a mensagem paulina e trazê-la para a vida. Afinal, a nossa existência é, em verdade, um grande campo de semeadura e colheita. Recebemos, via de regra, o que plantamos ao longo da vida, tanto no campo pessoal quanto profissional.

Após oito anos no comando do executivo municipal, é chegada a hora de celebrar a colheita e agradecer à comunidade. Nas próximas semanas, apresentaremos à sociedade itaguarense uma revista de prestação de contas de nosso mandato. Nesse minucioso processo editorial de definição do que entraria para a publicação, ficamos muito felizes ao elencarmos mais de 300 ações relevantes que a Prefeitura Municipal empreendeu de 2009 a 2016.

Por questão de espaço, não foi possível colocar todas as ações na revista; tivemos de fazer um recorte estratégico e definimos, assim, 130 ações. Há de se salientar que tudo o que construímos ao longo desses oito anos se deu num histórico período intercrises, no qual os municípios sofreram como nunca.

As 130 ações que relacionamos melhoraram, indiscutivelmente, a qualidade de vida de nossa população. Além de um legado administrativo reconhecido, há outra importante herança que  estamos deixando: o modo de governar.
Foto aérea de Itaguara 2015 - Acervo PMI

Colocamos em prática uma maneira de gerir a coisa pública muito diferente do que se vê na política tradicional. Nesses oito anos, não houve qualquer espaço para revanchismo, vingança e perseguição. Exercemos um mandato exclusivamente orientado para o bem comum.

Sempre soubemos que a perseguição política não é e nunca será um bom fermento para o pão do bom governo. O bom governo, para nós, exige sensatez, impessoalidade, transparência, participação popular e eficiência, preceitos que nos inspiraram nesses oito anos, além de, permanentemente, orientarmos todas as nossas ações sob a égide da Constituição da República.

Está na moda falar em "nova política". Em Itaguara, a nova política acontece desde que vencemos as eleições municipais de 2008, sem recursos vultosos, sem marqueteiros e sem doações empresariais. Fizemos nossas campanhas assentadas unicamente no voluntarismo e na esperança de itaguarenses comprometidos com o bem comum. Conseguimos, assim, renovar a nossa confiança na boa política e realizamos um governo efetivamente orientado para o bem comum.

Aos companheiros que dividiram o executivo ao meu lado, os vice-prefeitos Silvério Lara e Anderson Rodrigues (Sansão), a minha mais sincera deferência e honestíssima gratidão. A todos os servidores públicos municipais (incluindo contratados e efetivos), o meu franco agradecimento. A todos os secretários municipais e assessores que trabalharam comigo, muito obrigado por tudo. Aos vereadores, o meu muito obrigado também. À oposição, agradeço pela vigilância constante. E, especialmente, a toda a comunidade itaguarense, a minha mais notável e emocionada gratulação. Juntos, poder público e população, construímos um belíssimo e coletivo legado. Frise-se: coletivo!

Dediquei alguns dos melhores anos de minha vida ao serviço público municipal e o arrependimento jamais terá espaço em meu coração. Ao contrário, serei eternamente grato ao povo de Itaguara pela confiança e apoio irrestritos que recebi durante os três mandatos (um como vereador e dois como prefeito). Aproveito o ensejo para pedir desculpas por quaisquer falhas e erros cometidos. Nunca tive a ilusão do acerto absoluto e das ações irreparáveis. Há humanidade nos erros também.

O argucioso jagunço Riobaldo Tatarana, célebre narrador-protagonista do genial Grande Sertão: Veredas, uma das mais importantes obras literárias da humanidade, sabia muito bem das coisas da vida, inclusive da política: “Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... Tanta gente - dá susto de saber - e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons…".

Obviamente, não conseguimos realizar tudo o que queríamos - colocar todas as "ideias arranjadas" na prática é impossível. Ademais, a sociedade, assim como a política, jamais será uma obra pronta. Uma comunidade está em permanente construção e é exatamente este o grande desafio: satisfazer expectativas e desejos que, sabemos, estão em constante mudança. É muito bom constatar que realizamos muitos desses anseios coletivos e, hoje, colhemos bons frutos.

Chegamos ao final desta travessia com o coração em inabalável paz e a alma plenamente tranquila, celebrando conquistas comunitárias e agradecendo, com honestidade, ao nosso povo.

Muito obrigado, Itaguara!

* Alisson Diego Batista Moraes, 31, prefeito de Itaguara de 2009 a 2016, advogado, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

PS: Veja a prestação de contas de nossos oito anos de mandato neste link: www.itaguara.mg.gov.br/130acoes