O coronavírus é um vírus respiratório que pode causar sintomas de resfriados leves até doenças respiratórias agudas mais graves, principalmente em idosos e pessoas com outras doenças.
FORMAS DE TRANSMISSÃO
A transmissão da doença costuma ocorrer por meio de tosse, saliva, catarro ou espirro, toque ou aperto de mão em pessoas contaminadas, além de contato com objetos contaminados.
PREVENÇÃO
Cuidados com a higiene evitam a transmissão do Coronavírus:
- Lave as mãos usando água e sabão com maior frequência que de costume.
- Use álcool em gel sempre que possível.
- Não toque os olhos, a boca e o nariz sem higienizar as mãos.
- Não compartilhe alimentos e utensílios.
- Evite proximidade com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.
Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos. Jogue o lenço no lixo após o uso e higienize as mãos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?
Os sinais são, principalmente, respiratórios, sendo os mais importantes:
- febre;
- tosse;
- dificuldade para respirar.
QUEM DEVE FICAR ATENTO?
A pessoa que apresentar febre, sintomas respiratórios e tiver história de viagem para o exterior nos últimos 14 dias. Quem apresentar sintomas respiratórios e teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado da doença também é considerada caso suspeito.
Em casos de sintomas leves, semelhantes a um resfriado comum (coriza e espirro) ficar em casa em repouso, com boa alimentação e hidratar-se. Pessoas com sintomas de doenças respiratórias graves com febre, tosse e dificuldade para respirar e estiveram recentemente em viagem para o exterior, ou que tiveram contato indivíduos com sintomas ou confirmação da doença, devem procurar imediatamente um serviço de saúde.
Se você se identifica com a situação acima procure um serviço de saúde usando máscara.