ITAGUARA, QUINTA, 24 DE ABRIL DE 2014


Alisson Diego Batista Moraes nasceu em Itaguara, no dia 02 de março de 1985. Na cidade, estudou na Escola Estadual Padre Gregório até os 7 anos de idade, quando se mudou com seus pais para Senhora de Oliveira, na zona da mata mineira. Depois disso, acompanhando sua família, Diego viveu em Barroso, na região do Campo das Vertentes e Nova Serrana, no Centro Oeste de Minas. Desde muito jovem já demonstrava empenho pelos interesses comunitários, participando de movimento estudantil, associações e organizações filantrópicas, mantendo esta atuação ao longo de toda a sua vida escolar.

De volta a Itaguara, depois viver 10 anos fora da cidade com sua família, Diego estudou na Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado e contribuiu para a consolidação do Grêmio da escola. Além disso, nessa época, aos 16 anos foi membro do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Grupo Teatral Vidas em Artes, assim como locutor das Rádios Itaguara FM e Conquista FM.

Concluiu o Ensino Médio em 2002, e, no ano seguinte, iniciou o curso de Jornalismo em Belo Horizonte. Meses depois, abandonou a Comunicação Social pelo curso de Direito na Universidade de Itaúna, onde deu prosseguimento aos trabalhos em instituições estudantis, exercendo os cargos de Tesoureiro e Vice-Presidente do Diretório Acadêmico Gonçalo Coelho, e, participando, inclusive, como delegado do 50° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília – DF.

Em 2004, Diego tornou-se o vereador mais votado da história de Itaguara, com 520 votos (7,06% dos votos válidos). Como vereador, Diego foi autor de projetos importantes, tais como: redução do recesso parlamentar, fim do voto secreto, Código de Ética e Decoro Parlamentar, Tribuna Popular, proibição de animais silvestres em espetáculos circenses. Além disso, foi presidente por 4 anos da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Pelo trabalho inovador e comprometido com a comunidade, recebeu a Comenda Destaque Legislativo em 2005.

Em 2008, tornou-se um dos mais jovens prefeitos do Brasil, aos 23 anos, ao vencer as eleições em Itaguara com 60% dos votos válidos.

Em momentos de inspiração, Alisson Diego ousa criar poemas. Em 2006, lançou o livro Primeiros Poemas e prepara para 2010 o lançamento do novo livro Aprendiz de Poeta.

Diego é bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna e funcionário licenciado do Banco do Brasil.

Homenagens:

- Vereador Destaque de Itaguara, 2005 (Mundial Artes – pesquisa de opinião pública);

- Comenda Campeão de Votos, 2005 (União Nacional dos Vereadores e Instituto Nacional Municipalista);

- Chevalier, 2007 (Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil);

- Título Personalidade Política Mineira, 2008 (Dinâmica Comercial);

- Comenda Honra ao Mérito Demolay Estadual, 2008 (Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais – Ordem DeMolay);

- Medalha do Mérito Legislativo, 2009 (Assembleia Legislativa de Minas Gerais);

- Título de Cidadania Honorária de Barroso-MG, 2009 (Câmara Municipal de Barroso-MG);

- Comenda Capítulo DeMolay Areias Brancas - Formiga-MG, 2010 (Capítulo DeMolay nº406 Areias Brancas).


Qual obra você considera mais importante para Itaguara?
Calçamento do Morro Grande
Poliesportivo (B.Dias)
Museu Sagarana
Asfaltamentos


Prefeitura Municipal de Itaguara - Rua Padre Gregório, n° 187- Centro - 37 3384 -1232 - prefeito@itaguara.mg.gov.br
Desenvolvido por Rara Comunicação - www.agenciarara.com.br