06 ABR 2018
Prefeitura de Itaguara capacita funcionários para promover cursos de recuperação de nascentes no município

Diante do agravamento da crise hídrica no Brasil, assegurar água para o consumo humano, animal e para a agricultura em condições adequadas e com periodicidade regular tornou-se um desafio cada vez maior. No município de Itaguara, a seca dos últimos anos acendeu o sinal de alerta para os produtores rurais da região.

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaguara e a empresa de saneamento do município SAAE preocupados com o problema, solicitaram um curso de Recuperação e Proteção de Nascentes ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR Minas), que foi realizado de 05 a 07 de março, na Fazenda Novo Cruzeiro, região do Catucas. O curso contou com o apoio da EMATER e da Prefeitura de Itaguara.

As medidas adotadas para a recuperação dos mananciais foi limpeza, desassoreamento, proteção dos olhos d’água com pedras, evitando o assoreamento com enxurradas e a proteção com cerca da área para evitar a entrada de animais.

O gestor Ambiental da Prefeitura de Itaguara Samuel Renner destacou que muitas nascentes não estão preservadas, e muitas outras estão poluídas com lixo, dejetos de animais e com a vegetação do entorno devastada. “Recuperar nascentes é uma forma de dar qualidade de vida às pessoas que vivem nas comunidades rurais. Ensiná-las a preservar é uma forma de educar para que elas mesmas cuidem da água que consomem”.

Geraldo Aquino Coordenador do Conquista Rural informa que em breve serão divulgadas datas e locais dos eventos. Qualquer dúvida entre contato na EMATER no (31) 3184 1050 e no galpão da Prefeitura no (31) 3184 2706.