CLIMA TEMPO

15°C MIN 25°C MAX

18/05/2018 às 16:41:00
CERSAM Conquista na luta Antimanicomial
Nesta sexta-feira 18/05 é celebrado o Dia de luta Antimanicomial, diversas atividades em todo o país estão sendo desenvolvidas, e em Itaguara não é diferente a equipe do CERSAM Conquista, juntamente com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) organizou uma série de atividades com os usuários do Centro, inclusive um passeio na Zona Rural.
A luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidados e tratamentos sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Para falar sobre o assunto conversamos com a coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Itaguara, Maria Silvia de Oliveira Homem.
Qual a importância do trabalho humanizado na saúde mental?
O processo de humanização deve ser orientado pelos seguintes valores: autonomia, corresponsabilidade, protagonismo dos sujeitos envolvidos, solidariedade entre os vínculos estabelecidos, respeito aos direitos dos usuários e participação coletiva no processo de gestão.
Quando se pensa em Humanização na saúde há a valorização de diferentes sujeitos: usuários, familiares, trabalhadores e gestores, que estão envolvidos num contexto maior que é a comunidade. Esse processo de humanização deveria passar por todos estes sujeitos e, também, pela construção de trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos.
Por que somos referência na região?
Oferecemos tratamento humanizado aos nossos usuários, e o CERSAM Conquista tornou-se modelo, para os demais Centros da região.
Segundo a coordenadora Silvia Oliveira o emprenho e a dedicação dos profissionais que atuam no CERSAM Conquista é que garante a qualidade e a humanização do atendimento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUARA
Localização Rua Padre Gregório, n° 187 – Centro
Telefone Telefone para contato: