27 JUL 2018
D. MARIA LUIZA FOI A HOMENAGEADA DO 18º FESTIVAL DE INVERNO E GASTRONOMIA
A homenageada da administração municipal no 18º Festival de Inverno e Gastronomia foi D. Maria Luiza da Casa de Dona Dorica

Maria Luiza da Silveira, quem é?

Mulher determinada, envolvida com as questões sociais e educacionais, nasceu neste município, no dia20 de setembro, e que hoje tem a grata satisfação de homenageá-la.

A filha de Dona Noemi Lima e do Sr. Joaquim Rezende iniciou os estudos na Escola Estadual Coronel Frazão e concluiu o curso ginasial no Ginásio Monsenhor João Rodrigues.

No primeiro ano do curso de Magistério, Maria Luiza mudou-se para o Internato das Moças, na cidade de Itapecerica, mas com dificuldades para rever os parentes fez com que Dona Noemi mudasse para Itaúna, diminuindo a distância da filha.

Após concluir o curso de Magistério, Maria Luiza iniciou a carreira como professora de 1ª a 4ª série. Nesse período casou-se com Sebastião Rodrigues da Silveira, com quem teve a filha Jaqueline. Prosseguiu na área de educação lecionando na Escola Estadual Vila Mosar e no Colégio Estadual de Itáuna.

Em 1972, o marido falece e ela volta com a filha para Itaguara, assumindo a direção do Curso Complementar  Padre Geraldo Rodrigues Costa e, em seguida, a direção da Escola Estadual Coronel Frazão, recebendo alunos do ensino fundamental e médio.

Nesse período, a incansável Maria Luiza prosseguiu na própria capacitação, iniciando o curso superior de Letras, na cidade de Lavras, no sul de Minas. Mesmo depois de formada, ainda fez o curso de Pedagogia, em Divinópolis.

Maria Luiza não parou e foi pioneira com um grupo de pessoas da comunidade, no trabalho incessante de tornar o ensino médio independente. O resultado positivo desse esforço foi a criação da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado.

Mesmo com tantas responsabilidades assumidas, Maria Luiza acreditava que podia fazer mais, agora com o foco no lado social. Fez e continua fazendo.

O ano de 1972 também foi marcado pela abertura da Casa Dona Dorica, onde começou como secretária, passando por vários cargos na diretoria da instituição e de onde nunca mais saiu.

É neste lugar, a Casa de Dona Dorica, que Maria Luiza tem passado décadas dedicando o tempo entre crianças e adolescentes que recebem dela a instrução educacional, a dedicação para a inclusão social e, principalmente, a doação incondicional e indistintamente do amor mais sublime a todos que passaram e passam por lá.

Quantas histórias e lições de vida nesses 46 anos de fundação da Casa Dono Dorica, e é por isso, que Maria Luiz da Silveira recebe esta justa homenagem do município, em agradecimento a esse pilar da educação e do envolvimento social de Itaguara.

Nossa eterna gratidão por existir em nossas vidas, Dona Maria Luiza.

Fonte: ASSESSORIA
Local: ITAGUARA