08 OUT 2018
ITAGUARA REPRESENTADA

Josiane Lima participa da Maratona 42K de Buenos Aires 2018 levando o nome de Itaguara para além das fronteiras! Confira o depoimento completo da sua preparação, participação e sentimento pós prova:

"Deixei Itaguara para cursar minha Faculdade de Educação Física, e no meio do curso encontro uma paixão, que logo se tornou um vício: A CORRIDA.

Após 2 anos de dedicação ao esporte senti que estava preparada para correr a temida MARATONA : 42,195 Kms (Distância aproximada de ida e volta de Itaguara a Crucilândia). Escolhi Buenos Aires-Argentina, para realizar este sonho. Uma das mais belas e renomeadas provas da América do Sul.

Hora de começar os treinos: foram aproximadamente 8 meses de treinos intensos, com foco no fortalecimento muscular e resistência ; pois a Maratona para corredores amadores não exige muita velocidade, ao contrário dos atletas de elite. Nosso objetivo é de " completar a prova inteiros "!

A Maratona gera um grande desgaste físico, psicológico e muscular, por isso, neste preparo foi fundamental o apoio médico e claro o apoio de meus amigos e familiares.

Chegou o grande dia: 23 de Setembro ! Clima perfeito, energia contagiante de mais de 10 mil corredores do mundo inteiro, todos com o mesmo objetivo: saírem dali maratonistas!

Tinha meu objetivo de tempo, não estava ali apenas para completar "inteira" a prova, mas consegui fazer melhor do que eu imaginava! Foram 4horas e 25 minutos de prova, correndo sem parar.

A paisagem maravilhosa, a torcida nas ruas, me deixava cada vez mais confiante e motivada a concluir a prova.

Graças a Deus me senti bem do inicio ao fim, infelizmente muitos atletas não puderam dizer o mesmo. Vi milhares desistindo da prova, sendo resgatados por ambulâncias , chorando de dor, sofrendo por cãibras .. enfim inúmeras causas que são comuns em provas longas.

A chegada foi emocionante ! O sentimento de vitória era o mesmo para todos, mesmo não estando no pódio junto com os Kenianos, a alegria era a mesma!

Na linha de chegada passa um filme em nossa cabeça.. Lembramos nos treinos de madrugada, nos treinos na chuva, no sol , nos carboidratos que tivemos que cortar para estar com um peso ideal, nas dores musculares, nas crises de ansiedade... enfim todo esforço que foi necessário, valeu a pena! E hoje com orgulho posso dizer : EU SOU MARATONISTA.

Levo a minha conquista para Itaguara, onde juntamente com meus amigos criamos recentemente a Equipe de Corrida Pedra do Lobo para incentivar os moradores da cidade a prática do atletismo.

Que eu possa servir de exemplo para muitas pessoas , e que todos saibam que o corpo alcança, o que a mente acredita!"

Josiane Lima, 26 anos.
Educadora Física.