28 JAN 2019
AGROECOLOGIA

Uma família da região da Bucaina, em Itaguara, é destaque em Minas Gerais na AGROECOLOGIA. Trata-se de um método de produção de alimentos sem qualquer tipo de agrotóxico, aproveitando espaço, clima, vegetação e cultura do meio envolvido no processo.

O casal Silvano Ferreira e Geralda Santos adotaram o sistema há três anos e colhem os frutos da iniciativa.

"Uma ONG nos apresentou a ideia e forneceu mudas e assistência técnica. Resolvemos experimentar e deu certo. Somos referência em Minas e recebemos visitas de gente do Brasil todo, interessada em aprender mais sobre a técnica. Aproveitamos 100% do que é plantado e colhido".

Afirma Silvano, que também é presidente da Associação de Aroeiras.

Outras vantagens da agroecologia são os alimentos sem agrotóxicos; o controle de pragas realizado com métodos e produtos naturais; a preparação do solo sem substâncias químicas agressoras ao meio ambiente; além da economia de água e mão de obra.

Silvano explica que o método utiliza todo o ecossistema na produção. "O sol, a sombra, o vento, a polinização das flores, a ação de abelhas e borboletas; tudo faz parte do processo. Plantamos árvores que dão frutas nos galhos mais altos; hortaliças de média altura; legumes e verduras rasteiras; além dos tubérculos, que são subterrâneos. Uns ajudam os outros e fazem o controle natural de pragas e a própria defesa. Irrigamos uma vez por dia e não precisa de capina. Aproveitamos as sobras para alimentar a criação, minhocas e também na compostagem. É um sistema que os antigos já usavam. É uma volta ao passado, que respeita o uso dos recursos naturais".

A Prefeitura de Itaguara fornece o calcário para a produção e abriu espaço na Feirinha dos Domingos para mais essa boa novidade.

"Os produtos são totalmente puros e têm sabor diferenciado. Serão comercializados bem fresquinhos, na Feirinha de domingo, a partir do próximo dia 17 de fevereiro. Vale a pena experimentar", afirma o agroecologista.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos