13 FEV 2019
ENGENHO VELHO
Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, o ENGELHO VELHO está novamente aberto à visitação pública. A Prefeitura de Itaguara fez uma parceria com o proprietário do terreno Sr. Sister Batista, para que uma das maiores belezas naturais de toda a região pudesse ser visitada, apreciada e registrada, pelas pessoas.

CULTURA E TURISMO 🌳🌅
ENGENHO VELHO

Nos últimos meses, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo encontrou o local praticamente abandonado; e promoveu limpeza, troca do mata burro da estrada de acesso e conscientização dos moradores do local. Haverá trabalho periódico de Educação Patrimonial, divulgação e consultoria, através de profissionais do Circuito Veredas de Turismo, do qual Itaguara faz parte. A Prefeitura reforça que o ENGENHO VELHO está aberto à visitação, banhos e registro de imagens; e alerta para os devidos cuidados na preservação do local.

HISTÓRIA - As ruínas hoje conhecidas como ENGENHO VELHO faziam parte da Fazenda Bom Sucesso, também conhecida como Fazenda Velha, Fazenda Cachoeira e Fazenda Bútua. Surgiu na segunda metade do século XVIII e teve como primeiro proprietário o Guarda-Mor João da Costa Guimarães, um dos primeiros colonizadores locais. A Fazenda tinha mais de 40 cômodos, Casa Grande, Senzalas, Engenho, Paiol e Moinho. Havia estrutura de moenda e alambique; um monjolo cuja pedra possuía cerca de 1,20m de diâmetro; portais de pedra e roda d’água de madeira. Hoje, o ENGENHO VELHO é patrimônio e grande atrativo turístico de Itaguara.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos

PREFEITURA DE ITAGUARA
Administração Itaguara para todos!