04 NOV 2019
Projeto Construindo Paz- 20 ANOS

O Projeto Construindo Paz foi criado em 1999, a partir de uma necessidade de Casa de Dona Dorica, uma associação filantrópica, em favor da formação de Crianças e Adolescentes. Foi inspirado na proposta da Unesco que, neste mesmo ano, iniciou oficialmente o movimento pela Cultura da Paz. Durante todo o ano de 1999, a Paz foi abordada e trabalhada de diversas formas: atividades, estudo de grandes ícones (Gandhi, Martim Luther King, entre outros), roda de conversas e dinâmicas. O Projeto envolveu crianças, adolescentes, diretores, familiares e educadores, culminando com a exposição de cartazes, slogans e caminhada.

No ano 2000 as escolas de Itaguara foram convidadas a participarem do Projeto, havendo total adesão. Mais tarde, outros segmentos foram chegando, levando a Prefeitura a criar o Dia Municipal pela Paz Contra as Drogas, a cada 28 de outubro. A cada ano os parceiros do projeto se reúnem para o planejamento de atividades, elaborando um plano de ação. A reunião de 2019, dia 23 de outubro, estabeleceu datas de celebrações e o cronograma. Há sempre um ícone escolhido para representar a Paz e visitar cada parceiro que se torna, por um período, o Guardião oficial da Paz. Este ano a escala teve a Casa de D. Dorica (abril), E. M. Padre Geraldo Rodrigues Costa (maio), E. E. Padre Gregório (junho), Secretaria de Saúde (julho), Apae (agosto), E. E. Coronel Frazão (setembro), E. E. Alvim Rodrigues do Prado e E. Municipal Pará dos Vilelas (outubro).

Dois eventos marcaram coletivamente o projeto: um encontro na Secretaria de Saúde, com a presença de todos os segmentos da secretaria, comunidade escolar e município; e o Tributo à Vida, sob responsabilidade de Centro Educacional Maria Alice do Prado - Casa de D. Dorica. No dia 28 de outubro houve a Caminhada pela Paz, saindo da Praça da Matriz, percorrendo ruas e avenidas e retornando à Praça para um abraço coletivo pela Paz.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos

2017-2020