27 MAI 2015
PMI realiza audiência pública para apresentar o Plano Decenal de Educação de Itaguara e mobilizar a população. Participe!
Planejar os rumos da educação, seja em médio ou longo prazo, é uma forma de garantir que as crianças e jovens de hoje tenham condições de crescer, pessoal e profissionalmente, e amadurecer com consciência do papel fundamental que desempenham em relação ao futuro da humanidade. Em Itaguara não é diferente e, nesse sentido, o caminho que a educação vai trilhar na cidade nos próximos dez anos está em debate.

A participação da população nesse processo é de extrema importância e, por isso mesmo, a Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Itaguara para apresentar o Plano Decenal de Educação do município.

A proposta dessa audiência é mostrar aos cidadãos itaguarenses as metas, estratégias, indicadores e diagnósticos levantados e que, reunidos, formam o Plano Decenal de Educação. Depois desse momento inicial de apresentação, quem estiver presente terá a oportunidade de fazer questionamentos e apresentar propostas que tenham o objetivo de enriquecer o planejamento.

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DE ITAGUARA

A elaboração do Plano Decenal de Educação de Itaguara é um trabalho que vem sendo realizado de forma coletiva. Desde setembro de 2014, a Secretaria Municipal de Educação, ao lado da equipe técnica e da comissão representativa, ambas criadas exclusivamente para tratar desse assunto, tem realizado reuniões, proposições de trabalho, atividades nas escolas e encontros com educadores.

A Equipe Técnica Executiva é formada por integrantes de todas as instituições educacionais da cidade, enquanto a Comissão Representativa é composta por pais, professores e funcionários das escolas itaguarenses, por colaboradores da Secretaria de Educação e por vereadores, que representam a Câmara Municipal.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Gilmar Morais, “a intenção é, de fato, envolver a maior quantidade e variedade possível de pessoas interessadas para que o planejamento seja reflexo da vontade da maioria e da identidade da cidade, buscando manter os bons resultados conquistados, aprimorar os processos que apresentam falhas e apontar o que não está funcionando bem”.

Depois de estabelecer metas, definir estratégias, levantar indicadores e realizar diagnósticos, a equipe da Secretaria fez inúmeras revisões e passou todas as informações por uma espécie de “filtro”, tendo como resultado o planejamento que será apresentado na audiência pública. Em seguida, o plano será encaminhando para votação na Câmara para que possa ser aprovado como lei e, enfim, executado.

Para saber ainda mais detalhes sobre esse trabalho, acesse o blog da Secretaria Municipal de Educação de Itaguara.

– Matéria publicada em 27 de maio de 2015, às 10h45. –