26 MAI 2015
Itaguara recebe visita do pedagogo português José Pacheco, referência mundial em educação
Na última semana, Itaguara recebeu a visita de um grande pedagogo e educador português. Estamos falando de José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, uma instituição que, em Portugal, no ano de 1976, abriu as portas para um projeto no qual os estudantes aprendem sem salas de aula, divisão de turmas ou disciplinas, entre outras mudanças que rompem por completo com a estrutura do ensino tradicional.

O encontro aconteceu na Escola Estadual Coronel Frazão e contou com a participação de professores, funcionários e diretores de escolas itaguarenses, além do prefeito de Itaguara, Alisson Diego, do secretário municipal de educação, Gilmar Morais, e da presidente da creche escola Casa de Dona Dorica, Maria Luiza Silveira.

SOBRE O ENCONTRO

Essa não foi a primeira vez que José Pacheco veio a Itaguara e, provavelmente, não será a última. A convite da presidente da creche escola Casa de Dona Dorica, o educador, mesmo com a agenda sempre cheia de compromissos, já esteve na cidade outras três vezes. De acordo com Maria Luiza, o objetivo das visitas sempre foi sensibilizar as autoridades educacionais para a necessidade de transformar a realidade da educação na cidade e trabalhar pelo bem comum.

Depois de expor, em detalhes, a proposta do projeto Escola da Ponte, José Pacheco ficou à disposição de todos para tirar dúvidas, esclarecer questionamentos e, como não poderia deixar de ser, instigar a reflexão. E, se antes, José não tinha tido a oportunidade de ver de perto o trabalho desenvolvido pela Casa de Dona Dorica, pois os encontros foram todos aos fins de semana, quando a creche escola não está em funcionamento, dessa vez o educador pôde também conhecer melhor essa instituição que, atualmente, atende a aproximadamente 200 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e desenvolve, há 40 anos, um trabalho de extrema importância para toda a população de Itaguara.

PRIMEIRO CONTATO

Maria Luiza Silveira se diz uma “caçadora” de tudo o que se refere à educação e há muitos anos acompanha o trabalho de José Pacheco. Em 2009, durante uma palestra na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Maria Luiza teve seu primeiro contato pessoal com o pedagogo e a empatia foi imediata. “Nossa afinidade vai além dos pontos comuns que temos na forma de ver e entender a educação, nós comungamos diversos ideais de vida”, comenta a presidente da Casa de Dona Dorica.

A partir daí, as duas trajetórias profissionais se estreitaram. José Pacheco se interessou pelo trabalho realizado em Itaguara, começaram as visitas ao município e, inclusive, todas (os) as (os) professoras (es) e funcionárias (os) da creche escola tiveram a oportunidade de ir até a cidade de Cotia, em São Paulo, para conhecer o Projeto Âncora. Esse programa está em funcionamento desde 1995 e, em 2011, passou a contar com o auxilio de José para tornar-se uma escola da educação básica, porém, com uma proposta diferente das escolas tradicionais.

O QUE É ESCOLA DA PONTE?

A Escola da Ponte foi fundada há 28 anos e, apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola de ensino básico, localizada a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais. Ela não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específicas. As crianças e os adolescentes que lá estudam – muitos deles violentos, transferidos de outras instituições – definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais.

Naturalmente, problemas de adaptação acontecem. Há professores que vão embora e alunos que estranham tanta liberdade. No entanto, o sistema tem se mostrado viável por pelo menos dois motivos: primeiro, porque os educadores estão abertos a mudanças; segundo, porque as famílias dos alunos apoiam e defendem a escola idealizada por Pacheco.

Para saber mais sobre a Escola da Ponte, clique aqui.

– Matéria publicada em 27 de maio de 2015, às 10h54. –