16 JAN 2015
Globo terá sinal digital em Itaguara
O prefeito Diego reuniu-se com o representante da rede Globo Minas, Paulo Valladares nesta quarta-feira (14/01) em Itaguara para tratarem sobre o sinal digital da emissora no município.

O sinal digital da TV Globo está avançando na Região Metropolitana de BH e Itaguara será um dos municípios beneficiados. Em parceria com as prefeituras, os primeiros equipamentos de transmissão já estão foram instalados em alguns municípios metropolitanos como Nova Lima, Santa Luzia, Sete Lagoas e Ribeirão das Neves.

De acordo com a TV Globo, a implantação do sistema de transmissão digital nas cidades mineiras aquece a economia e promove o aumento nas vendas de aparelhos de TV pelo comércio local. O setor de entretenimento, bares e restaurantes também se movimenta com a transmissão aberta de jogos e shows musicais.

Os primeiros passos para a implantação da TV digital em Itaguara já foram dados e a previsão é de que até o final do ano a cidade já esteja recebendo o sinal.

“A TV Digital trará benefícios significativos para a nossa economia e para todas as famílias itaguarenses que receberão sinais de melhor qualidade em suas casas”, afirma o prefeito Alisson Diego. A Prefeitura espera que, após a Globo Digital, as outras emissoras também modernizem seus sinais.

Na foto acima, professor Cassinho, chefe de gabinete do município, o assessor da Globo Paulo Valladares, e o prefeito Alisson Diego.

Saiba como funciona a TV Digital *

TV digital já está sendo usada no Brasil, mas pouca gente sabe que, mesmo quem tem uma TV antiga, daquelas de tubo, pode receber o sinal com uma imagem com qualidade de cinema.

Para ter a TV digital em casa basta ligar o cabo da antena no aparelho e conectar o conversor no aparelho de TV por um cabo de áudio e vídeo. No caminho entre a emissão e a recepção, o sinal analógico perde qualidade de imagem e de som. Já o sinal digital chega perfeito. O conversor recebe o sinal digital e o transforma. Assim, a TV de tubo é capaz de recebê-lo, sem perda de qualidade.

Há cerca de cinco anos, os conversores custavam R$ 1.400. Hoje, é fácil encontrar conversores no mercado que custam entre R$ 90 e R$ 140. Os preços caíram e as vendas subiram. “Há um ano, a gente vendia uma média de cinco, seis conversores. Hoje, a gente vende 20, 30, dependendo do dia e acho que foi pela queda do preço”, afirma Gustavo Alves de Oliveira, dono de uma loja.

No final de 2015 o sinal analógico começará a ser desligado em todo o Brasil.

* Fonte: Rede Globo