11 ABR 2016
Infraestrutura Rural: Prefeitura realiza obras e manutenções

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente

A Administração Municipal, sabendo que a agricultura familiar é um dos alicerces da economia itaguarense, fez um cronograma de trabalho para a manutenções nas estradas com encascalhamento, reforma de mata burros, pontes, drenagens, e roçagem de estradas.

O secretário municipal de Infraestrutura, Gustavo argumenta que o município está vivendo um momento contraditório visto que o período chuvoso proporcionou vantagens para a produção, mas atrasou as operações de tapa buraco e encascalhamento.

Ainda de acordo com Gustavo, a zona rural do município tem uma grande malha viária e atualmente a Secretaria trabalha com um efetivo menor do que em 2011. "Diante desse período de dificuldades financeiras, que o país e o município enfrentam, pedimos a compreensão de todos, mesmo com recursos humanos e financeiros reduzidos estamos atentos às comunidades rurais", diz o secretário.

Geraldo Aquino, Supervisor de Agropecuária, relata que o setor de Infraestrutura Rural realizou operação de tapa buracos com motoniveladoras, carregadeiras, etc. "Temos outras situações de parcerias os agricultores familiares onde a Prefeitura forneceu o frente com o cascalho e o agricultor esparramou o material para o acesso a sua propriedade; no caso da construção de novos mata-burros, o município cedeu a mão de obra o agricultor forneceu o mata-burro e os materiais para a alvenaria dos mesmos", destaca Aquino.

O prefeito Alisson Diego enfatizou que o município passa por um momento orçamentário delicado, como a maior parte dos municípios do Brasil, mas que as comunidades rurais estão entre as prioridades da Administração Pública. "Vivenciamos uma das mais graves, senão a mais grave crise econômica e política desde a redemocratização, apesar disso estamos mantendo os serviços públicos. As comunidades rurais são a essência de nossa Itaguara e precisam de nosso olhar atento e o nosso trabalho, apesar de quaisquer dificuldades, sempre ressalto isso para a nossa Secretaria de Infraestrutura".

A Secretaria de Infraestrutura destacou construção e reformas de diversas drenagens, pontes e mata burros, conforme relatório das atividades bimestrais a seguir:

Região de Queiroz, Catucas e João Paulista

*Encascalhamento da estrada com patrola próximo a Grota
*Assentamento de mata burro de ferro em parceria
*Limpeza de mata burros de ferro e madeira
*Transporte de cascalho

Região de Aroeiras

*Operação tapa buraco com a Carregadeira próximo ao trecho da estrada "Maromba

Região de Fangueiros e Barro Branco:

*Reforma da ponte de madeira próximo ao "Dico Coruja"
*Reforma do mata burro de madeira próximo ao "Dico Coruja/Zé Vilaça"
*Construção de cacimbas para contenção de água da chuva na estrada
*Operação tapa buraco na estrada do Barro Branco próximo ao Bil

Região da Aurora

*Reforma de 02 mata burros de ferro (Afonsina e Tozinho)

*Operação tapa buraco com a carregadeira (estrada trecho do Morro e na planície Regina).

Região dos Marianos

*Reforma do mata-burro

Região do Campo Grande, Sumaré e São Bento

*Operação tapa buraco com a carregadeira