18 ABR 2016
Defesa Civil em ação: Prefeitura de Itaguara, em conjunto com Defesa Civil do Estado, realizou mapeamento das áreas de risco no município e está executando obras importantes

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itaguara, localizada Rua Francisco Hilário s.n. no Centro (nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Obras), vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos do município, do estado e da federação para o aprimoramento do seu plano de contingência do município, para assim elaborar políticas públicas no controle das áreas de risco da cidade.

Neste sentido e pensando preventivamente, Itaguara recebeu, durante o mês passado, técnicos do CPRM - Serviço Geológico do Brasil e técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais. A equipe técnica trouxe os equipamentos mais modernos para auxiliar no mapeamento georefencial das áreas de risco de Itaguara. A partir destes dados, haverá um aprimoramento do plano de contingência municipal.

O que é o CPRM?

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. A sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Os geólogos Ítalo Prata Meneses e Rafael Silva Ribeiro percorreram o município entre os dias 18 e 22 de março. Estivemos "coletando dados para produzirem a ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto e alto risco a movimentos de massa, feições erosivas, enchente e inundação", explicaram.

Mapa de geologia de área de risco no município

Gustavo de Miranda Tavares, Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária, Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal, relata que após o período chuvoso de 2015/2016 foram observadas varias situações no atendimento as demandas da Defesa Civil Municipal que serão agregadas ao plano de contingência. Pensando preventivamente e com foco no plano de contingência, a administração municipal, por meio da Divisão de Infraestrutura e Meio Ambiente, construiu e continua construindo novos canais de drenagens, bueiros para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e estradas vicinais e trabalhando também na construção de gabiões.

Renato Luiz Teófilo de Oliveira, coordenador operacional da Defesa Civil de Itaguara, diz que os projetos de construção e reformas dos canais de drenagem e bueiros realizados neste primeiro trimestre, são: Drenagem da Rua do Bairro Mateus próximo a subestação de energia, e limpeza das galerias do Bairro Jardim Europa. Na zona Rural foram realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Cruzes, Veludo e Aroeiras.