09 JUN 2016
Informes da Secretaria Municipal de Saúde nos primeiros meses de 2016

O secretário municipal de Saúde, Edvar Mamede, expôs ao prefeito Alisson Diego algumas ações realizadas pela Secretaria de Saúde durante 2016. Durante o encontro, prefeito e secretário fizeram uma avaliação pormenorizada sobre a área da saúde e debateram diversas questões como a contratação de novos médicos e vacinação. Diego e Edvar falaram ainda sobre a grande conquista para a saúde itaguarense este ano: a implantação do SAMU Itaguara. A ambulância deverá chegar nas próximas semanas e a inauguração do espaço físico deverá ocorrer em alguns meses.

Algumas Ações Positivas da Secretaria Municipal de Saúde em 2016:

-> Contratação do médico Dr. Elton para a realização do pré-natal, no Centro de Saúde, após a aposentadoria da Doutora Maria do Carmo, que era funcionária cedida pelo Estado, sem custos para o Município.

-> Contratação de três agentes de endemias e uma técnica de enfermagem, esta última atuando na Santa Casa, após publicação de Decreto de Estado de Emergência, em virtude do aumento do número de casos de dengue no estado e consequentemente em nosso município.

-> Contratação do médico Dr. Wandré para o PSF Dr. Antônio Geraldo de Oliveira (Bairro Vista Alegre e adjacências), em substituição à Drª Luciana, em licença maternidade até 31/08/2016.

-> Esclarecimento a respeito do médico do PSF Wandy de Moraes Silva (Bairro dos Dias):

O Dr. Otto solicitou o seu desligamento do Programa Mais Médicos no dia 13/01, dez dias após o encerramento do prazo para que o município se tornasse elegível no edital do 9º ciclo do programa. O edital do 10º ciclo foi publicado somente em 15 de abril. De acordo com as normas do Programa Mais Médicos, nesse período o município não poderia contratar outro profissional, para não ocorrer, a dispensa do médico contratado e sob pena de descredenciamento do Programa.

Pelo cronograma do Edital, o novo médico deveria iniciar as atividades no PSF em 16 de maio. Mas, lamentavelmente, nenhum médico optou por Itaguara (todos os dados disponíveis em www. maismedicos.saude.gov.br).

-> A Prefeitura de Itaguara está estudando a possibilidade de solicitar o cancelamento da inscrição no Programa Mais Médicos, o que aumentará os custos para o Município, mas que agilizará a contratação do médico.

-> O setor de endemias, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais de 50 palestras educativas sobre a dengue, chikungunya e vírus, zika – doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. As palestras aconteceram nas últimas semanas em escolas, fábricas e na Santa Casa de Misericórdia de Itaguara.

-> Esclarecimento a respeito da campanha de vacinação da H1N1:

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas do H1N1 foram disponibilizadas em 2016 conforme a média de pessoas que receberam a vacinação em 2015.

Em 2015, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a população alvo de vacinação em Itaguara era de 3329 pessoas. Foram vacinadas 3291 itaguarenses. Houve, portanto, sobras de 38 doses.

Em 2016, a população alvo era de 3354 pessoas. Foram vacinadas até 06/06/2016 3212 itaguarenses. Ainda faltam algumas crianças receberem a segunda dose.