ESPAÇO PLANO DIRETOR
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) atua no assessoramento e apoio à Revisão dos Planos Diretores de cinco municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O projeto atende Raposos, Florestal, Itaguara, Esmeraldas e Taquaraçu de Minas, por meio do envolvimento de profissionais destes municípios ligados às temáticas de planejamento urbano, em trabalho conjunto com os técnicos da Agência RMBH.
O Plano Diretor é o instrumento básico para a implementação das políticas urbanas municipais e garante a expansão planejada e o equilíbrio das funções urbanas na cidade. É fundamental que todo o município desenvolva e mantenha atualizado o seu, garantindo, assim, o desenvolvimento com qualidade de vida nas cidades.
Acompanhe os dados detalhados sobre cada município, clicando no menu disponibilizado acima.
Mais informações e atendimento: planodiretor@agenciarmbh.mg.gov.br .
GRUPO DE ACOMPANHAMENTO - ITAGUARA
Eleito em 13/06/2019 - DATA DA 1ª AUDIÊNCIA
Composto por 16 membros, sendo 8 representantes do poder público e 8 da sociedade civil, assim designados:
Poder Público:
Sociedade Civil:
LINKS IMPORTANTES:
Site oficial: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/revisao-dos-planos-diretores/
Folhetos e Informativos: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/folhetos-informativos/#1589296383968-c1aa7c3c-32b5
Notícias: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/noticias-planos-diretores/
Estatuto da Cidade: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13089.htm
Cartilha Estatuto da Cidade: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/ESTATUTO_DA_CIDADE_CARTILHA.pdf
Estatuto da Metrópole: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/ESTATUTO_DA_CIDADE_CARTILHA.pdf
ACONTECIMENTOS
LIDERANÇA MUNICIPAL - PLANO DIRETOR
A 2ª Audiência Pública para a Revisão do Plano Diretor do município de Itaguara aconteceu na última quarta-feira (04). A transmissão de toda a sessão está disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Itaguara.
Nessa etapa foram apresentados, de forma conjunta, os trabalhos desenvolvidos até a presente data e também foram realizados debates quanto às novas propostas e indicações realizadas pelos munícipes, por meio de formulário disponibilizado na internet.
A Revisão do Plano Diretor faz parte do Convênio de Cooperação Técnica nº 050/2018, que foi celebrado entre a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça, com interveniência da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, Promotoria de Justiça de Itaguara e o Município.
A condução da Revisão Do Plano Diretor foi realizada pelo Grupo de Acompanhamento (GA-Itaguara), composto por representantes da Administração Pública, do Poder Legislativo e da Sociedade Civil, conforme Decreto Municipal nº 1.622, de 07 de fevereiro de 2020 (e posteriores alterações), sendo a Arquiteta Urbanista Ana Cecilia Sorrenti Bahia, a coordenadora.
O Prefeito Donizete Chumbinho em seu discurso, destacou todas as conquistas e evoluções da gestão 2017/2024. Cada demanda atendida em todas as regiões do município, seja rural ou urbana. Os projetos que vislumbram os próximos anos para a evolução e garantia da qualidade de vida da população. "Estamos seguindo um cronograma importantíssimo, trabalhando dia a dia para garantir as futuras gerações uma cidade mais moderna, humana e sustentável".
A Prefeitura de Itaguara agradece a todos os participantes, as autoridades presentes, sociedade civil seja presencial ou virtualmente.
LINK PARA ASSISTIR: https://www.youtube.com/watch?v=IzaiptQCziM&t=2035s
#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos #PrefeituraMunicipal #Itaguaramg #MinasGerais⠀⠀
⠀⠀
PREFEITURA DE ITAGUARA⠀⠀
Administração Itaguara para todos!⠀⠀
2021-2024
A Prefeitura de Itaguara, a Agência de Desenvolvimento da RMBH e o Instituto da Mobilidade Sustentável (RUAVIVA) realizaram Audiência Pública de lançamento da Revisão do Plano Diretor de Itaguara, na quinta (13), no auditório da Câmara de Vereadores. O objetivo foi apresentar à população os principais conceitos, etapas e cronograma dos trabalhos que serão desenvolvidos. Representantes do Instituto RUAVIVA abordaram os temas “Plano diretor - instrumento básico para planejamento e gestão”, “Princípios do plano diretor – função social da propriedade” e “Gestão democrática da cidade e desenvolvimento sustentável”. A participação popular é fundamental para o sucesso do projeto. O Grupo de Acompanhamento ficou definido assim:
Sociedade Civil:
Zona rural
Cornélia Francisca da Silveira Freitas
Luciana Aparecida Rodrigues de Souza
Leandro Rafael de Oliveira Rezende
Zona urbana
Eliane Malta Moraes Lima
Geraldo Vinícius de Oliveira
Isabela Batista Silva Colombo
Julia Carmem Damasio Guimarães Resende
Renaldo Afonso Moura
Poder Público:
Executivo
Ana Cecilia Sorrenti Bahia (coordenadora)
Juliano Carlos Vilaça
Renato Luiz Teófilo de Oliveira
Cristiane Maria das Dores Freitas
Maria Getúlia Geralda Mendonça Chaves
Legislativo
Edir Gonçalves Costa
Vandeir Alevi dos Santos
Waldeci Antônio Fernandes