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MAI
13
13 MAI 2014
Consultoria contratada pela PMI busca transformar potencial turístico da cidade em benefícios reais para a população
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A preocupação e o efetivo investimento público em ações com foco no turismo fazem parte de uma história relativamente recente na maior parte das cidades brasileiras. No entanto, com a realização de eventos de repercussão internacional, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e as Olimpíadas que estão por vir, esse setor tem apresentado um crescimento significativo no Brasil. Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, o brasileiro passou a viajar mais pelo país por diversos motivos, entre eles a alta do dólar.

Por tudo isso, os municípios brasileiros têm cada vez mais se interessado e se preocupado com o turismo regional, que passou a ser entendido como opção econômica capaz de elevar investimentos locais, ampliar e qualificar o mercado de trabalho, redistribuir renda e aumentar a arrecadação municipal.

Acompanhando essa tendência guiada pela política de regionalização do turismo, a Prefeitura de Itaguara contratou um serviço de consultoria especializada nesse setor. As atividades começaram há cerca de um mês e estão sendo desenvolvidas pela turismóloga e especialista em consultoria turística pela PUC – Campus Poços de Caldas, Alessandra Guedes de Souza. Dividido em etapas que incluem, por exemplo, levantamento socioeconômico, inventário turístico e plano de desenvolvimento, o trabalho deve ser concluído até o mês de outubro deste ano.

TURISMO EM ITAGUARA
A questão turística em Itaguara ganhou nova roupagem a partir de uma reforma administrativa feita pela atual gestão da Prefeitura. Existe hoje uma nova estruturação do município, que conta com uma secretaria que une e dá prioridade à cultura e ao turismo. Para o prefeito de Itaguara, Alisson Diego, “o turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico, além, é claro, de funcionar como uma espécie de vitrine. Então, pensando em um planejamento nessa área e reconhecendo sua importância, contratamos essa consultoria. Itaguara tem um potencial muito grande e ele precisa ser revertido em benefícios reais para a população”.

Diante desse cenário, o secretário de cultura e turismo, Camilo Lélis, afirma que “o melhor caminho encontrado para organizar e estimular o desenvolvimento de uma atividade tão complexa como essa foi, então, a elaboração de um plano que considerasse e avaliasse as possibilidades produtivas reais e potenciais, a fim de se dimensionar a capacidade da cidade”.

POTENCIAL DESCONHECIDO PELA PRÓPRIA POPULAÇÃO
Segundo a consultora Alessandra Guedes, em pouco tempo de trabalho, ainda na etapa que corresponde ao inventário turístico, o levantamento já é surpreendente. “O potencial da cidade é enorme, nem mesmo os moradores sabem ou dão valor a ele. Itaguara é uma cidade com nível de educação elevado, baixo índice de violência e estrutura etária predominantemente jovem. Os produtos típicos são bem definidos e o município possui também bons espaços para a realização de eventos”, completa.

Ainda de acordo com Alessandra, “todos esses itens citados são uma boa base para que o turismo se desenvolva de forma sólida e sustentável. Temos também uma região rural muito forte, que faz um contraponto com a proximidade de Belo Horizonte e torna a cidade extremamente atrativa”. Portanto, em primeira instância, a proposta é atender aos interesses do poder público, da iniciativa privada e da população local realizando não somente estudos de viabilidade, mas também projetos e diretrizes para que o turismo do município se torne fonte de renda e agregue valor à economia.

Logo abaixo você confere imagens de alguns dos vários pontos turísticos de Itaguara.

– Publicada em 13 de maio, às 16h28 –
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