27 MAR 2017
Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zyca de Itaguara

Foi criado, pela Secretaria Municipal de Saúde – Setor Endemias, o Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zyca de Itaguara. Hoje, dia 27 de março de 2017 aconteceu a primeira reunião do Comitê, que contou com a Coordenadora de Endemias, Neide Silva e demais representantes do setor público e privado da cidade.

Nesse primeiro contato foi passado como será o funcionamento do Comitê e como ele é organizado. Ele é composto por membros que podem ser técnicos, representantes de instituições, entidades da sociedade civil e órgãos públicos, sendo um representante titular e um suplente. Na impossibilidade de comparecimento dos membros indicados, as instituições deverão formalizar a indicação de seus substitutos. O mandato é de 2 anos (2017 e 2018) e os suplentes substituirão, automaticamente, seus respectivos titulares em caso de impedimento de cumprimento do mandato até o final, devendo a instituição ou entidade indicar novo suplente. As reuniões serão bimestrais e extraordinárias quando convocados pelo Presidente e as decisões do Comitê serão aprovadas por maioria simples.

Os objetivos do Comitê são:

• Conhecer e acompanhar se do Plano Municipal de Mobilização Social de Enfrentamento ao Aedes, o Plano de Contingência Anual e o Planejamento Anual do PMDC estão sendo executados;
  • Acompanhar ações de educação e mobilização social nas atividades de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias;
  • Incentivar e divulgar amplamente as formas de prevenção para a eliminação dos criadouros, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes através dos meios de comunicação, nas escolas, creches, feiras livres, quadras de esportes, entre outros.
  • Articular permanentemente ações com os diversos setores da sociedade para mobilização da população no combate Aedes.
  • Analisar, propor, assessorar, cooperar e monitorar as questões epidemiológicas e entomológicas;
  • Acompanhar a ocorrência de casos suspeitos e óbitos no município;
  • Auxiliar na implementação das ações de saneamento ambiental e Legislação.
  • Conhecer as ações de assistência aos pacientes desenvolvidas no município;
  • Propor estratégias de combate a Aedes com ênfase na promoção das ações de mobilização social para promover a efetiva participação da população da eliminação de criadouros e dos focos de Aedes, mantendo os ambientes de convívio livre do mosquito.

Durante a reunião, Neide apresentou índices de casos de Dengue, Chikungunya e Zica no município nos últimos anos e informou que, devido ao constante trabalho da Secretaria, como a Lei 1.606, criada em 2016, que obriga ao morador a tampar sua caixa d’Água; visita dos agentes de endemias nas residências de 40 em 40 dias; visita quinzenal nos ferros-velhos, entre outros e, aos fatores ambientais (falta de chuva), os números de suspeitas e casos confirmados diminuíram significativamente e alertou que todo cuidado é necessário para manter o índice o mais baixo possível. Informou também que em caso de epidemia no município, a prioridade é que os pacientes procurem os PSFs e em último caso a Santa Casa para que o atendimento não fique sobrecarregado em um só local.

Se quiser se informar mais sobre o Comitê, entre em contato coma Secretaria de Saúde, setor de Endemias pelo telefone (31) 3184-2801.