Secretarias - Secretaria de Desenvolvimento Social
08:00 as 18:00 horas

E-MAIL SECRETARIA: social@itaguara.mg.gov.br

CRAS LIBERDADE: crasliberdade@itaguara.mg.gov.br

A verdadeira missão da SMDS é, concatenado com os princípios e missão institucional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), promover o desenvolvimento social e combater a fome visando a inclusão e a promoção da cidadania, garantindo a segurança alimentar e nutricional assistência integral às famílias.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi regulamentada por lei 1036 de 30 de Dezembro de 1996 e desde então vem trabalhando para a redução da desigualdade social no município. A Secretaria hoje é responsável pela gestão do Programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e Benefícios Eventuais.

A Secretaria tem como missão a promoção das famílias, redução das desigualdades sociais, o combate a fome. Cabe ainda a Secretaria de Desenvolvimento Social a supervisão, apoio e acompanhamento do Conselho Tutelar, as instituições sócio-assistenciais do município, bem como do Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

Além disso, a SMDS disponibiliza programas de geração de trabalho e renda para pessoas em situação de desemprego; estreita o relacionamento entre os desempregados e empregadores e proporciona a todos os profissionais e empresas do município diferentes tipos de capacitações. Conta ainda com serviços de psicologia social que atualmente desenvolve trabalhos com idosos, crianças, adolescentes e adultos, serviços sócio-assistenciais de atenção e promoção de jovens, crianças e idosos.