O coronavírus é um vírus respiratório que pode causar sintomas de resfriados leves até doenças respiratórias agudas mais graves, principalmente em idosos e pessoas com outras doenças.
FORMAS DE TRANSMISSÃO
A transmissão da doença costuma ocorrer por meio de tosse, saliva, catarro ou espirro, toque ou aperto de mão em pessoas contaminadas, além de contato com objetos contaminados.
PREVENÇÃO
Cuidados com a higiene evitam a transmissão do Coronavírus:
- Lave as mãos usando água e sabão com maior frequência que de costume.
- Use álcool em gel sempre que possível.
- Não toque os olhos, a boca e o nariz sem higienizar as mãos.
- Não compartilhe alimentos e utensílios.
- Evite proximidade com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.
Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos. Jogue o lenço no lixo após o uso e higienize as mãos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?
Os sinais são, principalmente, respiratórios, sendo os mais importantes:
- febre;
- tosse;
- dificuldade para respirar.
QUEM DEVE FICAR ATENTO?
A pessoa que apresentar febre, sintomas respiratórios e tiver história de viagem para o exterior nos últimos 14 dias. Quem apresentar sintomas respiratórios e teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado da doença também é considerada caso suspeito.
Em casos de sintomas leves, semelhantes a um resfriado comum (coriza e espirro) ficar em casa em repouso, com boa alimentação e hidratar-se. Pessoas com sintomas de doenças respiratórias graves com febre, tosse e dificuldade para respirar e estiveram recentemente em viagem para o exterior, ou que tiveram contato indivíduos com sintomas ou confirmação da doença, devem procurar imediatamente um serviço de saúde.
Se você se identifica com a situação acima procure um serviço de saúde usando máscara.
A Prefeitura de Itaguara ampliou o trabalho de fiscalização realizado no município. O objetivo é ter controle maior sobre o trânsito de veículos e visitantes de outras cidades, bem como ampliar a segurança para nossa população. Desde o dia 05 de junho, integrantes da equipe de fiscalização da Prefeitura passaram a parar, registrar a presença e medir a temperatura de todos os ocupantes de veículos que visitam Itaguara. Só no primeiro final de semana foram abordados mais de 1.600 veículos e cerca de 2.500 pessoas. Em apenas uma delas foi detectado aumento de temperatura, que foi encaminhada à Santa Casa de Itaguara, avaliada e liberada para seguir viagem.
No feriado prolongado de Corpus Chisti, outra novidade foi a presença de bombeiros civis nos postos de fiscalização nas entradas da cidade. O pessoal está devidamente treinado e equipado para incorporar e ampliar o excelente trabalho de fiscalização realizado pela equipe da Prefeitura de Itaguara.
#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos
PREFEITURA DE ITAGUARA
Administração Itaguara para todos!
2017-2020
A Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança o VACINÔMETRO, detalhando a quantidade de pessoas vacinadas no município e seus respectivos grupos prioritários. Os critérios seguem a ordem determinada pela DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.314, DE 29 DE JANEIRO DE 2021, disponível no endereço www.saude.mg.gov.br/cib.
O Vacinômetro fica disponível nas redes sociais da Prefeitura, atualizado de acordo com a chegada e utilização de novos lotes da vacina.
Reforçamos a necessidade da manutenção dos cuidados básicos de enfrentamento: uso de máscara, álcool gel e distanciamento.
Atualização Importante
A Prefeitura de Itaguara publica a nova versão do VACINÔMETRO. Nela passa a constar o total de vacinas recebidas, quantas delas aplicadas em primeira e segunda doses, bem como o quantitativo que está EM APLICAÇÃO (as segundas doses são aplicadas diariamente). O VACINÔMETRO será atualizado semanalmente, sempre às terças-feiras. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade da manutenção dos cuidados pessoais e dos protocolos em espaços comuns para auxiliar no combate ao vírus.