15 DEZ 2015
Itaguara realiza IV Conferência de Saúde com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”

Itaguara realizou na última semana de novembro a sua Conferência Municipal de Saúde pela quarta vez. O prefeito Alisson Diego fez a abertura oficial do encontro e conclamou a todos a pensarem a saúde de maneira holística. "É preciso compreender que o desafio de se financiar a saúde pública nos municípios hoje é imensa. Temos de defender sempre o SUS, mas precisamos também rediscutir o financiamento da saúde e buscar maior eficiência. É preciso pensar a saúde de maneira holística".

Diego destacou a judicialização e a crise financeira como fatores complicadores na atualidade, mas ressaltou as conquistas da saúde nos últimos 7 anos em Itaguara: "Cersam, nova UBS, farmácia pública, quinta equipe do PSF, renovação e aumento da frota da saúde, aumento das consultas pediátricas, o ingresso no Cismep, enfim realmente temos muitas conquistas a comemorar na área da saúde. Quero dividir essas e todas as conquistas com todos os nossos colegas trabalhadores da área da saúde que vivem dia-a-dia os desafios da saúde pública", ressaltou o alcaide.

Veja abaixo texto elaborado pelo coordenador de atenção básica do município, Everton Silva:

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAGUARA

No dia 27 de novembro, Itaguara realizou a IV Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento aconteceu no Auditório da Câmara Municipal e teve a participação de 190 pessoas entre elas: trabalhadores da saúde, usuários, membros do Conselho Municipal de Saúde e autoridades.

Pela legislação, as Conferências Municipais devem ser realizadas a cada quatro anos e tem como finalidade aprofundar a reflexão e o debate sobre a Política do SUS, buscando reorganizar o modelo de atenção, através da discussão dos problemas de saúde do município.

Antes da realização do evento, uma equipe técnica composta por membros do Conselho de Saúde e Secretaria de Saúde percorreram entre os dias vinte e nove de outubro a dezoito de novembro, dezessete localidades promovendo encontros preparatórios ( as Pré- Conferências).

Nas pré Conferências foram discutidas os principais problemas de Saúde no nível local além de propostas de intervenção diante dos problemas identificados. Cada comunidade elegeu seus delegados e as propostas foram votadas no dia 27 de novembro na Conferência.

Os trabalhos da Conferência foram abertos pelo Prefeito e Secretário Municipal de Saúde. Ainda no período da manhã palestraram Sra. Karla Fernanda Perdigão que abordou a temática da Construção do cuidado e sua importância na oferta de um trabalho em rede e a convidada da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis Sra. Kênia Silveira Carvalho, que trabalhou o tema: Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

No período da tarde aconteceu a plenária final com a votação pelos delegados eleitos das propostas elencadas nas pré Conferências.

As cinco propostas mais votadas foram:

1 – Reativar a sala de RX Odontológico para atender aos usuários (28 votos).

2 - Adequar espaço físico, (mudança de local) e elaborar plano de investimento para reestruturação completa do setor de fisioterapia com aquisição de novos equipamentos (27 votos).

3 - Garantir a permanência de profissional de Odontologia com carga horária de 40 horas semanais em todas as Equipes de ESF/ESB cumprindo a Portaria 2.488. Assegurar a substituição de profissionais durante Licença maternidade, evitando desassistência (27 votos).

4 - Promover e intensificar ações de educação em saúde, palestras, grupos operativos, oficinas, projetos nas escolas, comunidades rurais, Unidades Básicas de Saúde, Cersam, Centro de Saúde, Fábricas, sobre os mais variados temas englobando: Saúde da Mulher, Idoso, Criança, Adolescente, Homem, Gravidez, Parto e Puerpério, Doenças Crônicas, Prevenção de Doenças, Hábitos de Saúde, Endemias, Saúde do Trabalhador, (27 votos).

5- Efetivar o cumprimento da Constituição Federal de 1988, e Lei 8.142/90 garantindo a criação, elaboração, e execução de plano de Cargos, Carreira e Salário para os profissionais da Saúde, valorizando a dedicação, as progressões, garantindo o piso salarial das categorias, assegurando a desprecarização dos vínculos dos trabalhadores com o serviço público. O Plano deve incorporar todos os profissionais da área assistencial e da gestão.( 27 votos).

Todas as propostas aprovadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde (Documento com objetivos, diretrizes e metas a ser alcançadas pela Gestão por um período de quatro anos) e será fiscalizado pelo Conselho Municipal de Saúde.

* Texto: Everton Silva  / Fotos: Duander Franco

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024