31 OUT 2018
CONQUISTA RURAL

O Conquista Rural começou as sua atividades com o Projeto Mão Amiga 2018, disponibilizando o frete de calcário de Arcos para Itaguara. O projeto já beneficia mais de 80 agricultores familiares até o momento, sendo contempladas as associações do Campo do Gentio, Boa Vista, Pipoca, Boa Esperança e Campo Grande. O programa já iniciou o transporte para as comunidades de Agrelos e Aroeiras e finalizará com Barro Vermelho e Sapecado.

No total mais de 120 famílias neste ano serão atendidas com o frete de calcário, sendo transportadas 12 toneladas por agricultor familiar. A execução de todo o projeto é uma parceria entre Prefeitura de Itaguara, EMATER e CMDRS.

"A prefeitura está disponibilizando dois fretes por dia, para que possamos atender mais rápido as demandas do conselho. Estamos trabalhando em conjunto, não medindo esforços para que possamos ter todas as famílias atendidas no cronograma estabelecido." Destaca o prefeito Donizete Chumbinho.

A parceria estabelecida com os agricultores é realizada da seguinte forma: Por meio das associações, o agricultor adquiriu o calcário enquanto a prefeitura concede o frete e a Emater presta assistência técnica, recolhe a terra para analise e encaminha para o laboratório credenciado.

De acordo com o Extensionista Agropecuário José Roberto Salgado, a correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que trazem mais benefícios ao agricultor, fazendo com que o uso do calcário seja uma combinação favorável de vários efeitos, como: elevação do PH do solo (reduzindo a acidez), fornecimento de cálcio e magnésio como nutrientes, aumentando a eficiência dos fertilizantes, entre outros.

PREFEITURA DE ITAGUARA - MG

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024