12/08/2019 às 13:39:00
CIDADE LIMPA: CAMPANHA CONSCIENTIZA POPULAÇÃO

A Prefeitura de Itaguara lança a campanha CIDADE LIMPA. O objetivo é conscientizar a população quanto ao seu papel na manutenção de um ambiente mais limpo, saudável e agradável para todos. A Secretaria de Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária, Meio Ambiente e Trânsito tem feito sua parte com a coleta diária de entulhos e lixo doméstico. Porém, muitos moradores têm descartado lixo e entulho de obra de maneira indiscriminada. Isso tem gerado muitos transtornos para a população. Descartar lixo e entulho de obra de maneira inadequada ocasiona sérios problemas: atrai animais peçonhentos, fere leis ambientais e as normas de manutenção da saúde e da limpeza urbana. Evitando o descarte inadequado em vias, terrenos e rios, o cidadão exerce contribui com a manutenção da limpeza urbana. Com a incorporação de simples atitudes cotidianas, a população minimiza grandes problemas. O serviço de limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é um dever de todos.

Orientações importantes:

- Jogar lixo doméstico ou entulho em calçadas, praças, ruas ou quaisquer locais públicos acarretará em multa. O infrator será penalizado administrativamente pela Prefeitura e será denunciado ao Ministério Público pelo descumprimento da Lei.
- Em caso de construção ou reformas, o morador deverá depositar cargas de areia, brita e demais materiais nos limites de sua propriedade. Materiais de construção não podem ficar em vias públicas e passeios.
- A instrução vale também para os estabelecimentos comerciais que descarregam blocos, areia e brita nas calçadas ou vias públicas.
- Procure um profissional para elaborar o projeto arquitetônico de uma obra antes da execução. Também cabe a ele encontrar solução adequada para o depósito do material da obra; antes, durante e depois da execução.
- É obrigação do proprietário manter a limpeza do seu lote. Isso evita a presença de animais peçonhentos, como escorpiões.
- O descumprimento acarretará em multa e penalização ao infrator.

2017-2020