O ESF Vandy de Moraes Silva, da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itaguara, promoveu encontro para chamar a atenção sobre o Outubro Rosa, campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Houve grande participação das mulheres itaguarenses, que receberam orientações sobre o tema. Em seguida houve sorteio de brindes e um delicioso café da tarde. A equipe da Prefeitura de Itaguara agradece o apoio da LF Faschion, Premissa Itaguara, Loja Belíssima, Auto Escola Avenida, Feito Café Marina Rabelo, Amei Acessórios Michele Thaís, Rivani Cunha Unhas, Silvânia Manicure e Loja do Maritaca, fundamentais para o sucesso do encontro.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Diagnostica-lo precocemente aumenta muito as chances de cura (95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura). Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.
O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990, em Nova Iorque. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, em São Paulo. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes.