29 JUN 2020
GUIMARÃES ROSA
Em 27 de junho de 1908 nascia o mineiro João Guimarães Rosa. Foi escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Sua rápida e histórica passagem por Itaguara (1931-32) despertou entusiasmo para escritores locais relatarem sua presença.

GUIMARÃES ROSA 🤓🌵

Aniversário

Diz o trecho extraído do Livro Memória e Coração, de Adagmar Lima de Freitas (Dona Zali):

“Aqui, outrora, foi CONQUISTA. E até Dores de Conquista. Terra dedicada a Nossa Senhora das Dores. Mas quando ele chegou, sorriso solto e esperançoso, já era ITAGUARA. Lugarejo pacato, de gente acolhedora. Rio Pará maleitoso. Às margens, fazendas desabitadas. Povoados desprovidos de tudo. Só a capela, sinal de Vida e de Fé. Lavradores lavrando a terra, lançando sementes e sonhos. E os homens outros daqui e de fora naquela labuta de rasgar a estrada de rodagem Belo Horizonte - São Paulo.”

2017-2020

Local: Prefeitura Municipal de Itaguara