19 NOV 2020
Hoje completamos 53 anos sem Guimarães Rosa

Matéria publicada por @museuguimaraesrosa

No dia 19 de novembro de 1967, domingo, três dias depois da posse na ABL, Guimarães Rosa faleceu em sua residência de Copacabana, às 20h45, vítima de enfarte, com 59 anos de idade.

Seu corpo foi velado no Salão dos Poetas Românticos, no Petit Trianon. No dia seguinte, às 18h, foi sepultado na urna número 13 do Mausoléu da ABL, no cemitério São João Batista no RJ.

O escritor é enterrado com seus óculos de míope, como havia solicitado a familiares e amigos. Sua morte, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras, causou grande impacto no meio acadêmico e cultural.

Um dia depois do enterro, em sua homenagem, Carlos Drumond de Andrade escreve o poema “Um chamado João”, que se encerra com “Ficamos sem saber o que era João/ e se João existiu/ de se pegar.”

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos

2017-2020