LANÇAMENTO DE LIVRO



CULTURA NO MUSA
No dia 23 de junho, durante as festividades do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara, o Museu Sagarana será palco do lançamento do livro "Ficções do Mato", escrito por Mauro Vilela Lara. Nesta obra, o autor habilmente transpõe para o papel histórias capturadas em conversas no balcão de uma farmácia no interior de Minas Gerais.
Os contos presentes no livro são uma mescla de vivências, reflexões e um apetite voraz por clássicos literários como José Saramago, Tolkien, Gabriel García Márquez, Herman Hesse e, principalmente, Guimarães Rosa. "Ficções do Mato" brota de diversas expedições folclóricas e antropológicas realizadas nas regiões do Campo das Vertentes, Vale do Rio Pará e Veredas do Paraopeba. A narrativa vai além do regionalismo e se aprofunda na história, explorando períodos anteriores à invasão europeia.
Mauro Antônio Lara, de 30 anos, nasceu em 1992 em Itaguara, interior de Minas Gerais, exatamente onde Guimarães Rosa iniciou sua carreira como médico e escritor. Farmacêutico de formação, Mauro é filho de famílias camponesas e trabalha em uma farmácia desde os 15 anos. Atualmente, ele é representante farmacêutico nas cidades de Oliveira, Passa Tempo e Brumadinho. Além disso, Mauro também se dedica à produção rural.
Desde a juventude, Mauro atua no campo artístico como contista, violeiro, compositor e fotógrafo. Durante o ensino médio, desenvolveu um grande interesse pela literatura clássica, encontrando inspiração em autores como Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez, Hermann Hesse, Saramago, além do próprio Guimarães Rosa. Desde a infância, ele nutre um fascínio por J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.
Autodidata, Mauro se dedica à pesquisa da história e mitologia dos povos da América do Sul. Seu conhecimento nessa área enriquece as narrativas presentes em "Ficções do Mato". Com sua paixão pela literatura e sua conexão com as tradições do interior de Minas Gerais, Mauro Vilela Lara traz ao público uma obra envolvente, repleta de encanto, profundidade e a essência da cultura brasileira. O lançamento de seu livro no Museu Sagarana é um marco importante em sua carreira e um evento imperdível para os amantes da literatura e da cultura local.
#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos #PrefeituraMunicipal #Itaguaramg #MinasGerais
PREFEITURA DE ITAGUARA
Administração Itaguara para todos!
2021-2024