Pelo sétimo ano consecutivo, o prefeito de Itaguara, Alisson Diego, participou da tradicional Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro municipalista é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM e acontece de 25 a 28 de maio na capital federal. Em 2015, a Marcha completou 18 anos de luta em defesa dos municípios. “O movimento municipalista tem obtido conquistas importantes nos últimos anos, fruto inegável da importante e concatenada mobilização dos prefeitos e outros atores municipalistas brasileiros”, ressalta Diego.
As atividades do evento foram encerradas na manhã da última quinta-feira, 28 de maio, com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski. Desde segunda-feira (25/05), Brasília foi palco do maior evento municipalista mundial e pelo menos oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
O documento, que registra os principais acontecimentos do evento, destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política. Ainda de acordo com Alisson Diego, “realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na Marcha, com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”.
REIVINDICAÇÕES
A carta apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano. Assinado por Ziulkoski, o documento contempla 17 iniciativas, em especial o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos.
– Matéria publicada em 2 de junho de 2015, às 9h57, com informações do site da CNM e do blog alissondiego.blogspot.com.br. –