Ir para o conteúdo

Prefeitura de Itaguara
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Prefeito
Geraldo Donizete de Lima
Geraldo Donizete de Lima

Geraldo Donizete de Lima, o Chumbinho, nasceu em Itaguara no dia 08 de setembro de 1957. Ganhou o apelido pela agilidade que o caracterizava no trabalho e nos esportes. Filho de Antônio Penido de Lima e Maria da Conceição de Oliveira Penido, começou a trabalhar bem cedo, em olaria e cerâmica.

 

O esporte também sempre esteve presente da vida de Chumbinho. Jogou futebol por mais de três décadas, inclusive nas categorias de base do América Futebol Clube, de Belo Horizonte. Em Itaguara, foi jogador, treinador e dirigente dos dois principais clubes da cidade: Associação e Conquistano. Também dirigiu a Liga de Futebol e foi responsável direto pela criação do Torneio Regional de Futebol, realidade até hoje.

 

Foi professor de Educação Física nas escolas estaduais e municipais por 12 anos, formando gerações de adeptos ao esporte como fonte de saúde, lazer e educação. Também é um dos mais antigos e respeitados empresários de Itaguara. A ousadia e o empreendedorismo sempre foram características marcantes em suas atividades profissionais. Chumbinho foi proprietário de olaria, fábrica de pré-moldados, comércio e despachante de veículos; essa última atividade ainda ativa com o Lima Despachante.

 

Desde 1980 é proprietário da Lima Contabilidade. Geraldo Donizete é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Itaúna. Em seus empreendimentos sempre abriu espaço para jovens talentos, que aprenderam com ele seus ofícios e se tornaram profissionais independentes e capazes.

 

Geraldo Donizete de Lima foi eleito vereador em Itaguara em 1990. Por outros dois mandatos atuou como Secretário de Esportes do município, sendo responsável direto pela criação do Esporte Solidário, projeto de inclusão que oferece a prática esportiva para todas as crianças e adolescentes locais. Já como prefeito, o Projeto foi ampliado em diversas atividades complementares, envolvendo esporte, lazer e educação.

 

Em 2016, Geraldo Donizete de Lima concorreu e foi eleito Prefeito de Itaguara. Reeleito em 2020, Chumbinho atingiu a maior votação da história da cidade, somando mais de 92% dos votos. Sua administração tem sido pautada pela austeridade financeira e habilidade na aquisição e utilização de equipamentos, realização de obras essenciais e manutenção do serviço de qualidade para melhorar o dia a dia da comunidade.

 

FEITOS IMPORTANTES DA GESTÃO ITAGURA PARA TODOS

 

64 APARTAMENTOS PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA

O processo foi todo ele realizado pelo município na atual gestão, com execução e supervisão da CAIXA, responsável pelo Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Estão sendo entregues 64 apartamentos, para pessoas de Itaguara cadastradas e avaliadas pela CAIXA. A previsão de entrega das chaves é para o final de 2019. Além dos 64 apartamentos, outras 21 casas estão sendo entregues também a pessoas de baixa renda do município, todas elas na zona rural de Itaguara.

 

 

MAIS DE 8KM DE ASFALTAMENTOS

A pavimentação de ruas é uma necessidade crescente em todos os municípios brasileiros. No caso de Itaguara, a Rua Imperial era uma das mais solicitadas, por sua localização estratégica como via de acesso a diversas comunidades rurais; por ter muitos moradores do Bairro dos Dias, além de comércios e prestadores de serviços. O asfaltamento da Rua Imperial é um marco na administração de Geraldo Donizete de Lima por atender um anseio antigo da comunidade, usando recursos do próprio município.

 

 

 

SANTA CASA: REPASSE EM DIA

A Santa Casa de Misericórdia de Itaguara é um patrimônio do povo itaguarense e merece todo o cuidado e atenção da administração pública. Ciente disso, o Prefeito Chumbinho fez questão de manter em dia, sem atrasos, todos os repasses mensais da Prefeitura para o Hospital. Inclusive alguns atrasos, até então comuns, principalmente nos últimos meses do ano, não ocorreram nenhuma vez na atual gestão.

 

 

SALÁRIO DOS PROFESSORES

Educação de qualidade passa pela valorização dos profissionais que conduzem o ensino. Pela primeira vez em Itaguara, os professores da rede municipal tiveram seus salários equiparados proporcionalmente ao Piso Nacional da Categoria. Ao todo, em pouco menos de três anos de gestão, as ganhos dos profissionais municipais da educação cresceram cerca de 30%; um marco da gestão do prefeito Chumbinho.

 

 

PEDIATRA DE PLANTÃO

Um dos m principais compromissos cumpridos pelo prefeito Geraldo Donizete de Lima tem sido a oferta de serviços de pediatria, todos os dias da semana. Entre consultas, atendimentos e plantões, nos postos de saúde e no hospital, uma pediatra está sempre à disposição para toda e qualquer situação de emergência infantil em Itaguara. Uma conquista inédita e necessária.

 

 

FESTIVAL DA RAPADURA

Itaguara tem tradição na produção de rapadura. Hoje figura como o segundo maior produtor do gênero em Minas Gerais, o que nos torna referência nacional. Para fomentar o comércio, a produção e ampliar o alcance dos produtos, a administração de Geraldo Donizete de Lima criou o Festival da Rapadura, em 2017. O evento se consolidou rapidamente e, junto ao Festival de Inverno, atrai os olhares e paladares de itaguarenses e seus visitantes.

 

 

FAIXA ELEVADA DE PEDESTRES

A boa educação vai bem em todos os setores da vida. No trânsito ela vira uma ferramenta essencial, para condutores e pedestres. Visando essa segurança, a administração Chumbinho instalou passagens elevadas de pedestres por toda a cidade. A preferência na travessia é do pedestre e os condutores estão entendendo e respeitando a lei de trânsito, o que diminuiu consideravelmente a ocorrência de acidentes no município.

Seta
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia