01 NOV 2016
Quase 80% dos municípios já estão com as contas deficitárias

Compartilhamos a seguir matéria do site da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) acerca da mais grave crise da história dos municípios brasileiros. Até agora mais de 77% das prefeituras já estão com as contas deficitárias (despesas maiores que a arrecadação), número que pode chegar a 90% no fim do ano, de acordo com algumas previsões.

Em Itaguara, o prefeito Alisson Diego ressaltou que a situação está em dia, ao contrário da imensa maioria do país, mas que o cenário é ainda bastante preocupante e que a Prefeitura está em estado de alerta.

Mais de 77% dos Municípios estão com as contas no vermelho, jornais destacam dados da CNM

Nos últimos dez dias, diversos jornais destacaram dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o atual cenário das Prefeituras. Diagnóstico do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, aponta que dos 3.155 Municípios que informaram o quadro de suas finanças ao Tesouro Nacional, 2.442, ou 77,4%, já estão com as contas no vermelho. Essa informação foi publicada em jornais de circulação nacional e regional, dentre eles: O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Revista Exame, portais Uol e R7, Estado de Minas, Jornal do Comércio e Zero Hora.

Na semana passada, de 23 a 28 de outubro, Ziulkoski estava em Brasília, e apresentou esses dados durante coletiva de impressa de lançamento do Seminário Novos Gestores. Eles foram destaques de reportagem do jornal Bom Dia Brasil. De acordo com o presidente da Confederação, agora, passado o segundo turno das eleições, que a situação financeira das Prefeituras virá à tona.

“A situação vai piorar até o fim do ano, com a contínua queda da arrecadação, deixando a bomba fiscal para a próxima administração”, prevê Ziulkoski. De acordo com os textos “Hegemonia da base de Temer deve reforçar cobrança por mais recursos” e “À espera dos novos prefeitos”, publicados pelo Estadão neste domingo, 30 de outubro, o cenário está se agravado com a queda real nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – a principal fonte de recursos das Prefeituras ­– e pela redução das transferências voluntárias, repasses por meio de convênios assinados com o governo federal. Os textos foram replicados em diversos outros jornais.Ag. LAR/CNM

Cofres

O Estadão também apontou que ao contrário dos governadores que alardearam nos últimos meses a crise sem precedentes nos seus cofres para ganhar mais dinheiro do governo federal, as Prefeituras empurraram os problemas para debaixo do tapete durante a campanha eleitoral - não é exatamente um trunfo eleitoral mostrar que as finanças estão descontroladas. "A bomba já estourou e vai ficar pior até o final do ano. No período eleitoral, quem vai dizer que está mal?", indaga Ziulkoski. Segundo a Confederação, 576 delas estão atrasando salários.

Os futuros prefeitos, que vão herdar o rombo - no caso dos reeleitos, deles mesmos -, fizeram uma romaria nos últimos dias pelos gabinetes do Congresso em busca de dinheiro para 2017.Mas, com o teto de gastos já aplicado ao Orçamento federal do ano que vem, se depararam com uma grande dificuldade em emplacar seus pedidos de emendas aos deputados e senadores.

Verba

A crise se agravou ainda mais porque os prefeitos contavam com R$ 99 bilhões de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2016, mas a previsão é que esse valor não chegará a R$ 84 bilhões no fim do ano. As prefeituras também arcam com custos cada vez maiores com a Previdência. No ano passado, a despesa com servidores inativos cresceu 13,22% ante 2014, segundo dados do Tesouro Nacional para Municípios acima de 200 mil habitantes. As receitas correntes, por sua vez, subiram apenas 6,81% no período.

Em Itaguara

Foto: Prefeito Alisson Diego entrevistado pela  TV Assembleia 05.2016

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes pondera que a prefeitura de Itaguara desde o ano passado realizou vários cortes e se adequou para suportar esse momento. "Cortamos muito, tivemos absoluta austeridade nos últimos 18 meses e reduzimos fortemente as despesas, tudo isso para não fazermos parte das estatísticas das cidades em situação deficitária".

Diego, no entanto, salienta que o momento é extremamente grave e que a Prefeitura de Itaguara não descarta ainda mais cortes para fechar bem o ano. "Faremos o que for necessário, mas fecharemos o ano com superávit", garantiu o prefeito.

Agência CNM, com informações do Estadão em 31/10/2016.