05 DEZ 2016
Reinaugurada Escola Municipal de Pará dos Vilelas

A Escola Municipal de Pará dos Vilelas foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (02/12) com a presença dos ex-secretários municipais de educação Gilmar Morais e Cássia Melo, do prefeito Alisson Diego Batista Moraes e da comunidade escolar.

Além das salas de aula completamente reformadas, foi construída uma área coberta para recreação e equipada uma sala de informática.

O prefeito itaguarense, Alisson Diego , lembrou que o Pará dos Vielas teve melhorias significativas nos últimos oito anos. "Lembro-me do Pará dos Vilelas, oito anos atrás, ainda com as ruas todas de terra, a escola municipal bastante deteriorada e a comunidade abandonada pelo poder público. Hoje, temos a hombridade de poder vir aqui e apresentar uma prestação de contas de nossa gestão com resultados efetivos para a comunidade ao longo destes dois mandatos. O Pará dos Vilelas, comunidade tradicionalíssima de nossa Itaguara, e a educação itaguarense mereciam muito esta obra e estamos felizes com mais esta conquista".

A Prefeitura de Itaguara informou que escola passou por duas amplas reformas nos últimos meses. Uma realizada exclusivamente com recursos próprios e outra que ainda aguarda sua finalização e liberação de recursos por parte do FNDE.

Maria Luiza Silveira, presidente da Casa de Dona Dorica, uma das mais importantes instituições educacionais e filantrópicas do município comentou acerca desta reinauguração: "Reinaugurar uma escola é celebrar a vida, priorizar a educação como geradora de transformações maiores! Dar um sentido novo ao espaço físico é festejar valores internos de um para sempre.  Aplausos para Itaguara, por este ganho significativo. Aplausos à Educação de nossa Terra que sabe fazer e o faz com diferença".

HISTÓRICO DA ESCOLA DO PARÁ DOS VILELAS

• A Escola Municipal Pará dos Vilelas foi criada em 30/11/1950 e começou a funcionar em 02/02/1951
• A princípio, a escola se chamava Padre Manoel - homenagem a este padre nascido no povoado
• Na época, o prefeito era Antônio Geraldo de Oliveira
• A escola funcionava, anteriormente, na Casa Paroquial e na igreja
• Em 1955, por cinco mil cruzeiros, compra-se de Carolina Luíza de Oliveira o terreno para a construção da escola
• Em 1956, a escola ganha prédio próprio, construído pelo governo do estado e passa a se chamar Escola Combinada de Pará dos Vilelas
• O prédio contava com duas salas de aula, galpão e cozinha
• Em 1971 houve uma ampliação do prédio que ganhou mais uma sala de aula e sala de diretoria
• Em 1974 passa a se chamar Escola Estadual Pará dos Vilelas
• Em 1985, o prédio passa por mais uma reforma e ampliação, passando a ter biblioteca, secretaria, depósito e mais sanitários
• Em 1991, o prédio passa por outra reforma: pintura, troca de pisos e construção de muro. Esta reforma foi realizada pelo governo municipal, sendo prefeito Rui Alberto Lara
• Em 1997, a escola foi municipalizada e passou a se chamar Escola Municipal Pará dos Vilelas
• Em 2015, iniciou-se esta que é a maior reforma da história desta escola que se inaugura hoje.