06 JAN 2021
Dia de Reis

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.

Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade.

Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.

Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

BARROS, Jussara de. "Dia de Reis"; Brasil Escola.

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, além desta comemoração em janeiro, realizamos em Itaguara o Encontro Regional de Folia de Reis que, em junho de 2019, chegou em sua 23ª edição e reuniu grupos de várias cidades mineiras.

Atualmente, existem no município 3 grupos de Folia de Reis, chamados de ternos: Folia de São Benedito e Folia de Nossa Senhora das Dores, que são cadastradas no IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e também a Folia Brasil Minas, do Ribeirão Cornélio, as quais participam de vários festivais em cidades vizinhas.

Nos meses de dezembro e janeiro as folias normalmente percorrem as ruas das cidades, visitando residências e pedindo contribuições a serem doadas à população carente e instituições filantrópicas. Em 2020, a tradição não pôde ser cumprida devido à pandemia da Covid 19.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos #PrefeituraMunicipal #Itaguaramg #MinasGerais

2021-2024

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024