19 JAN 2021
VACINAÇÃO - ITAGUARA PREPARADA

VACINAÇÃO 🦠💉✅

ITAGUARA PREPARADA

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itaguara está preparada para o trabalho de vacinação contra a COVID19. Os protocolos já foram encaminhados para o Governo do Estado.

DATAS

O Governo Federal começou o processo de distribuição e entrega do primeiro lote de vacinas. Minas Gerais recebeu cerca de 577 mil doses. A previsão de chegada das vacinas nas regionais é até o dia 21 de janeiro. A vacinação local começa imediatamente após a liberação dos lotes pelo Governo de Minas.

LOGÍSTICA

A quantidade reduzida de vacinas limita a vacinação a Grupos Prioritários, conforme abaixo. Além disso, serão necessárias DUAS DOSES POR PESSOA, o que diminui ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas no primeiro lote. Vale lembrar que esta primeira fase é de USO EMERGENCIAL, ou seja, apenas para os referidos grupos. Portanto, NÃO VÁ A NENHUM POSTO DE SAÚDE PARA PROCURAR VACINA. O momento ainda é de uso de máscara, álcool gel e distanciamento. A VACINA VAI CHEGAR A TODOS, SEM ATROPELOS.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Tendo em vista a quantidade reduzida de vacinas, que será realizada de forma gradual, o início da vacinação se dará priorizando os seguintes grupos:

# Trabalhadores da saúde

# Idosos residentes em instituições de longa permanência (Asilos)

# Pessoas com deficiência, a partir de 18 anos de idade, em residências inclusivas

# Indígenas residentes nas tribos

CÂMARAS FRIAS

Itaguara tem hoje 04 câmaras frias, responsáveis pelo armazenamento de vacinas e outros materiais de imunização. Elas comportam 20 mil doses simultaneamente. Outras 02 câmaras já foram adquiridas junto ao Estado e chegam ao município nos próximos dias.

AGULHAS E SERINGAS

A Secretaria Municipal de Saúde tem estoque com 8.000 seringas de 3 ml; e está em processo final de aquisição de outras 5.000. Tem ainda 5.000 agulhas e está adquirindo outras 20 mil, de diversos calibres. Vale lembrar que o Estado de Minas Gerais está enviando seringas e agulhas em número correspondente ao 1º lote de vacinas.

EQUIPE

Serão formados dois grupos de trabalho, com técnico de enfermagem, enfermeira e agente de saúde, para atuar nas frentes prioritárias de vacinação. Os profissionais que atuam o ano inteiro nas campanhas periódicas e eventuais de vacinação em Itaguara estão cientes dos procedimentos e também estão treinando mais membros para a execução das tarefas, caso seja necessário. Itaguara é destaque no alcance de metas de campanhas, sempre elevando a média estadual e nacional.

#PrefeituraDeItaguara #ItaguaraParaTodos #VamosJuntos #PrefeituraMunicipal #ItaguaraMg #MinasGerais

2021-2024